Três visões distintas para analisar a vitória da Ponte Preta sobre o Corinthians. Escolha uma. Ou formule outra

0
1.439 views

O futebol é rico pela sua produção de versões. Cada um vê o jogo de determinada maneira, de acordo com suas convicções, informações e concepções de vida. Tal premissa está encaixada na vitória da Ponte Preta sobre o Corinthians por 2 a 1, na quinta-feira, no estádio Moisés Lucarelli.

Se você for adepto de um futebol defensivista e que aposta no contra-ataque não há como exalar tristeza. Como toda equipe calcada neste estilo, a Alvinegra campineira aproveitou-se das falhas de saída de bola do Corinthians, marcou dois gols e jogou nos espaços deixados pelo oponente. No segundo tempo, quando a pressão aumentou após o gol de Boselli, a Macaca mostrou capacidade de segurar o resultado, graças a boa atuação de Ygor Vinhas. Como você pode reclamar? No seu mundo perfeito, tudo bem executado.

Um torcedor que vislumbra o futebol como entretenimento sorri de orelha a orelha. Este perfil não quer saber de estratégia, tática, se o time é inferior tecnicamente ao adversário ou se as contratações ainda não renderam tudo. Ele quer ganhar. Ponto. Não importa o caminho.Neste contexto, a vitória pontepretana foi um bálsamo aos ouvidos.

Existe um terceiro modelo. Tem poucos adeptos. Basicamente cobram resultado acoplado ao desempenho. Exige técnicos que saibam trabalhar o atleta para atuar de várias maneiras e com estratégias de jogo variadas. São pessoas que consideram o resultado vital e essencial, mas desgrudam do conceito de que é preciso qualidade.

Essa pessoa certamente ainda viu ligações diretas aqui e ali, um armador João Paulo por vezes apagado e uma defesa envolvida em diversos lances, apenas da força de marcação de Dahwan.

Ygor Vinhas? Herói da noite. Um atributo elevado ainda mais se levarmos em conta os equívocos de marcação pelos lados do campo, ainda mais evidenciados com a entrada de Cantillo, que soube como poucos fazer a virada de jogo e explorar as lacunas defensivas só na base do toque.

Qual a minha opção de visão do jogo? Quem acompanha este Só Dérbi não terá dificuldade para saber. Afinal, restaurante que sobrevive com apenas um prato no cardápio morre de fome correto!?.

(Elias Aredes Junior)