Dérbi 196- Guarani 3 x 2 Ponte Preta: virada calcada na humildade ao reconhecer o erro na escalação; derrota com falhas na etapa final

9
3.104 views

Com boa produção no segundo tempo, o Guarani venceu a Ponte Preta de virada por 3 a 2, no dérbi 196 realizado na noite desta segunda-feira, com portões fechados e válido pela décima rodada do Campeonato Paulista.

O resultado manteve a Alvinegra aos sete pontos ganhos e na zona do rebaixamento enquanto que o Guarani ficou com 16 pontos no Grupo D. Com a vitória, o Guarani quebrou um tabu de quase oito anos sem vitórias. Agora, as duas equipes vivem uma pré-temporada informal diante da paralisação do futebol gerada pela proliferação do coronavirus.

João Brigatti adotou o pragmatismo. Repetiu a escalação que venceu o Afogados e apostou em marcação forte na intermediária e na velocidade a partir de Zanocello e com Alisson Safira. A estratégia recebeu preciosa colaboração do técnico Thiago Carpini, que errou na escalação.

Para substituir o suspenso Deivid, a aposta foi na dupla formada por Lucas Abreu e Eduardo Person. Pablo foi adiantado no setor ofensivo e Cristovam foi colocada na lateral enquanto que Bidu e Marcelo ficaram como opções de banco. Resultado: um time que girava, mas não criava chances concretas, excetuando-se um chute de Giovanny defendido por Ivan.

A Macaca, com força de marcação, soube aproveitar as falhas oferecidas pelo rival. Na primeira brecha, João Paulo cobrou escanteio e Alisson meteu de cabeça. O placar foi ampliado após Romércio bater com a mão na bola. Roger cobrou e fez seu primeiro gol em dérbis.

Vem o segundo tempo e o Guarani lançou-se ao ataque. Atabalhoado, na base da força e da vontade diminuiu com gol de Junior Todinho, que aproveitou e tocou na trajetória da bicicleta dada por Lucas Crispim. Na origem do lance existia impedimento. Imediatamente após o gol, ao colocar Rafael Costa no lugar de Cristóvam e assim viabilizou a colocação de Pablo na lateral-direita.

Mas o que aconteceu foi o aparecimento de diversos contra-ataques para a Ponte Preta, que desperdiçava oportunidades. O Guarani não desistia. Apostava que uma hora o talento apareceria. E surgiu quando Thallyson tabelou com Junior Todinho e foi a linha de fundo para cruzar para Juninho empatar. Quando o resultado parecia consolidado a surpresa: Thallyson dominou dentro da área e bateu de curva e sacramentou a virada.

O Guarani foi mandante e jogou com: Jeferson Paulino; Cristovam (Rafael Costa), Romércio, Leandro Almeida e Thallyson; Eduardo Person (Marcelo), Lucas Abreu, Lucas Crispim e Giovanny(Juninho Piauiense); Pablo e Junior Todinho.

A Ponte Preta atuou com: Ivan; Jeferson, Alisson, Henrique Trevisan e Yuri (Cléber Reis); Dawhan, Bruno Reis(Apodi), Vinicius Zanocello e João Paulo; Alisson Safira (Bruno Rodrigues) e Roger .

(Elias Aredes Junior com foto de Álvaro Junior-Pontepress)