Na segunda-feira, dia 10 de março, o Brasil Esporte abriu espaço para destrinchar fatos relativos a loja oficial do Clube. Você tomou conhecimento de que em outubro do ano passado, a loja devia ao clube aproximadamente R$ 339 mil. Em resposta, o Guarani respondeu que a divida foi parcialmente abatida após o periodo que consta no setor de transparência do clube. A direção da agremiação prometeu enviar um relatório detalhado nos próximos dias. Mas mais informações são necessárias. (veja a resposta aqui
No setor de transparência presente no site oficial do Guarani, existe uma descrição daquilo que foi apurado de faturamento pela loja oficial. Em 2021, o valor apurado foi de R$ 201.683. Ou uma receita mensal de R$ 16807. Na temporada de 2022, a loja deu um salto de faturamento e ficou em R$ 418.977. O aumento percentual foi de 107,74%. Quando foram fechadas as contas da temporada de 2023, ova surpresa, com o valor em R$ 491.299, um acréscimo de 17,26%. De janeiro a outubro do ano passado, as vendas cairam para R$ 219255. Em termos percentuais, a queda é de 55,37%.
O resultado traz maior preocupação se levarmos em conta que se fizermos uma conta em que temos 26 dias úteis em um mês com 31 dias, a média diária de vendas na loja oficial do Guarani é de R$ 843,26. Para se ter uma ideia do tamanho da queda, basta dizer que, de acordo com informações contidas no site oficial do clube, uma camisa oficial de jogo player Kombata sai por R$ 215 e na versão feminina fica em R$ 207. Os produtos são vendidos com 20% de desconto.
Pegue esse número e verifique que a previsão de vendas para a loja oficial e que está presente no site do clube é de R$ 1.440.000. Ou seja, seria a obtenção de renda mensal de R$ 120 mil mensais. Ou seja, a previsão é que em 26 dias úteis, a loja oficial do Guarani vai vender, na média, o valor diário de R$ 4615,38. Ou seja, de ano para outro, o crescimento nas vendas seria de 447,32%. Tudo isso em um país com crescimento do PIB de, no máximo, em 2,5% para o ano de 2025.
O que qualquer torcedor deseja saber é quais foram os parâmetros adotados para se chegar a esse número? Que critérios o Departamento de Marketing vai adotar para chegar a esse resultado, especialmente se levarmos em conta que falamos de um time que terminou na lanterna da Série B de 2024 e mostrou uma campanha modesta na Série B? Qual será a outra estratégia que será adotada para bombar as vendas na lojinha?
Mais: ao verificar as planilhas de vendas que constam na página da transparência, um dos períodos mais frutiferos de vendas são os meses de maio de junho de 2024. Enquanto isso, por que o dia dos Pais não tem os resultados esperados? O que aconteceu para a construção deste cenário?
Sei que é uma pergunta indelicada, mas ela precisa ser feita: como é o processo de cobrança dentro do Conselho de Administração a respeito deste cenário do Departamento de Marketing? O que deve ser feito para a projeção de R$ 1440.000 vire realidade?
Observação: Durante o comentário transmitido, colocamos a resposta encaminhada pela diretoria do Guarani. O texto segue abaixo:
Sobre o faturamento da loja:
“A previsão orçamentária é em cima da arrecadação total da loja, tanto que nas despesas, há a previsão dos custos da loja (produtos, impostos e fretes). No balancete é o resultado líquido ao clube, referente ao mês anterior.
O faturamento da loja em 2024 foi de R$ 1.443 milhões e foi exatamente este número usado para a previsão orçamentária, número bem conservador. Em 2023 o faturamento total foi de R$ 2,2 milhões. Esta diferença se deve principalmente pelas diferenças das campanhas do futebol em 2023 e 2024.
Historicamente os melhores meses de venda da loja, são os de lançamentos de camisas, e não datas comemorativas. O mês de agosto de 2024, foi o melhor mês de venda do segundo semestre, com R$ 139 mil de vendas.
O melhor mês de venda da loja, foi dezembro de 2022, que alinhou o Natal com o lançamento da coleção de 2023, com R$ 326 mil. O segundo maior foi do lançamento da camisa azul (fundadores), em outubro de 2023, com R$ 280 mil.”
Sobre a expansão das unidades da Loja oficial:
O Guarani sempre se interessou em autorizar o funcionamento de outras lojas pela cidade. Tanto que entre os objetivos do Conselho de Administração estava a implementação de lojas no Shopping Dom Pedro, Campinas Shopping e um ponto estratégico no Aeroporto Viracopos. Acontece que nunca tivemos um parceiro que fizesse o investimento necessário.
Hoje, estamos em negociação avançada pra uma loja no Shopping Campinas com um investidor que atua no mercado em parceria com a Kappa com um parceiro que já detém franquias de outros clubes, e ainda buscando novas fontes de renda. Estamos lançando também um e-ccomerce exclusivo kappa/Guarani para vendas online diretas dos produtos no mercado nacional.
(Comentário reproduzido no Brasil Esporte Clube, realizado no dia 11 de março)