Análise Guarani: sabedoria e planejamento podem fazer a diferença

4
1.145 views

Por que o futebol é gostoso? Mistério e imprevisível são palavras eficientes para explicar. O Guarani nutre tais sensações na atualidade. Está na vice-liderança da Série B com 15 pontos, perdeu dois jogos como visitante e fruto de bobeadas individuais. Ainda não estreou jogadores importantes como Richarlyson e Rafael Silva.

A torcida adota o comportamento esperado, a euforia e o entusiasmo como parceiras de uma campanha com cara de acesso. O cronista esportivo vem, faz a previsão, exerce o papel de estraga prazeres e decreta a manutenção na divisão como prioridade. O frequentador da arquibancada torce o nariz mas sabe no fundo a necessidade de colocar o pé no chão devido aos problemas de infra-estrutura  e os entraves financeiros e administrativos.

A vida dá uma mãozinha e o time e torcedores nem percebem. Exemplo: como já completou sete jogos com a camisa do Guarani na segundona, o centroavante Eliandro não corre mais o risco de reforçar um adversário da divisão. Parece pouco, mas é uma grande vitória diante da escassez de talentos. Pode sair para o exterior e a divisão de elite? Pode. Mas uma etapa está eliminada.

O que deve ser feito? Resumo tudo em uma palavra: planejamento. Se o time encontra-se em boa fase, tanto a comissão técnica e o gerente de futebol, Nei Pandolfo precisam tomar as providências.

Providência inicial: poupar jogadores para o confronto de sexta-feira, diante do Criciúma. O calendário tem sido pesado, os jogos desgastantes e alguns jogadores nitidamente começam a sentir o ritmo. Melhor atuar desfalcado em Santa Catarina e posteriormente jogar todas as forças nos dois jogos no Brinco de Ouro diante do Náutico e Oeste. Sem contar que ainda existem ossos duros de roer como América Mineiro, Juventude, Internacional. Não dá para conceder sopa ao azar.

Outra medida salutar seria complementar as características solicitadas por Vadão. Rafael Silva será colocado à disposição, mas o ideal seria a busca de um velocista para ajudar a furar o bloqueio dos oponentes. Samúdio voltou a ganhar utilidade por esse aspecto: tem força, velocidade e apesar das limitações técnicas ajuda a desafogar. Seus gols e jogadas são preciosas, mas seria de bom grado encontrar outra opção para que Vadão e o Guarani não encarem a atual fase como uma brisa que passou.

A hora é de prevenir. Para não remediar no futuro.

(análise feita por Elias Aredes Junior)

4 Comentários

  1. SÓ DÁ BUGRÃO !!!!!!!!!!!

    JOGO A JOGO !!!!!!!!!!!!!!!

    PENSAR JOGO A JOGO !!!!!!!!!!!!!!

    NÃO HÁ TITULARES ABSOLUTOS !!!!!!!!!

    CADA JOGO UMA DECISÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    NÃO TEM QUE POUPAR NINGUÉM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    MUITA GENTE BOA COM A FICHA NA MÃO ESPERANDO UMA OPORTUNIDADE !!!

    XÔ CORNETEIROS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. É SÓ CONTINUAR JOGANDO COM GARRA E UNIÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    TOQUE DE BOLA TÁ DEMAIS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    A MAIOR DE CAMPINAS TÁ FELIZ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Fernando está radiante, saltitando feliz da vida! Que milagre! Há 15 anos não via um bugrino assim rs rs rs

  4. Sem dúvida será preciso fazer rodízio de alguns jogadores para chegar até o fim da maratona.

    Eu vejo alguns setores carentes em algumas posições que devem ser monitorados bem de perto.

    Na zaga central, o Guarani tem um zagueiro no elenco, o Genílson. O Diego Jussani pode jogar nas 2 posições. Para evitar sobrecarga no Genílson, uma opção seria deslocar o Jussani para central e fazer a estréia do Everton Páscoa.

    No meio de campo, um volante que se desgasta muito, até pela característica de jogo é o Auremir. Um jogador que está entrando muito bem no decorrer nos jogos é o Denner. Com certeza está pedindo passagem e pode ser titular, na ausência do Auremir e do Evandro ou até mesmo se for feito um rodízio para evitar o desgaste dos atletas. O Betinho e o Richarlyson também aparecem como postulantes à vaga de segundo volante.

    Com relação aos jogadores “pensantes” do time, acho que o Vadão entende que pode poupar ou Nazário ou Fumagalli, os 2 juntos, não.

    Num rodízio para poupar o Nazário, o Vadão teria de manter o Samúdio pela direita e o Fumagalli na armação. Se poupar o Fumagalli, o Nazário joga mais recuado armando e Samúdio na direita. Agora, se jogar os 2 juntos, Samúdio na esquerda, Nazário avançado e Fumagalli armando. No elenco, não vejo muitas opções para poder fazer a mesma função tanto do Fumagalli quanto do Nazário. O Luiz Fernando, me parece que não joga centralizado, restando apenas o Juninho. Fica então um desafio na remontagem do time na ausência dos “pensantes”.

    Na frente, o Eliandro é muito importante na função de pivô. Quem mais se aproxima dele é o Caíque, porém não tem a mesma desenvoltura para fazer a mesma função. O Rafael Silva poderia fazer a função do Eliandro, mas o certo seria os 2 jogarem juntos.

    Quanto a velocistas, atacantes de lado, de pronto eu descartaria o Edinho pela limitação técnica. No lado esquerdo a briga é boa: Claudinho, Gabriel Leite e o Luiz Fernando. No lado direito: o Samúdio tem feito a função de atacante de beirada, às vezes alternando pelo lado esquerdo. Seria bom a diretoria trazer um ponteiro que consiga jogar pelos 2 lados e que vá até a linha de fundo para cruzar. Eu gostaria que a diretoria pudesse dar uma oportunidade para o Lorran. Seria mais uma opção para atacante de beirada, na ausência de um ponteiro.