Não é implicância. Apenas constatação de fatos. Que não são agradáveis. Diga-se de passagem. Gilson Kleina vai para a última semana de treinamentos antes do confronto diante do São Paulo e o que se vê é um profissional dedicado, focado, interessado em inverter uma situação, mas sem qualquer respaldo explicito da diretoria executiva.
Não precisa ser gênio da lâmpada para checar este distanciamento.
Basta verificar a atitude dos outros clubes em situações de crise e pressão.
Dou exemplos. O Sport sofreu uma goleada por 5 a 0 do Grêmio. Humilhação. Não há como contestar. Wanderley Luxemburgo soltou os cachorros na entrevista coletiva.
Cobrou os jogadores. E teve respaldo. De quem? Da diretoria pernambucana.
Vejam o que disse Alexandre Faria, executivo de futebol do rubro-negro pernambucano e que falou em nome dos dirigentes estatutários. “Tenho de acrescentar ao que Vanderlei disse. Além de envergonhado, estou indignado. Foi uma atuação inaceitável. O Grêmio tem todos os méritos, passeou em campo e o Sport não incomodou. Na minha função, tenho de estar atento ao que vem acontecendo. Luxemburgo é o terceiro treinador na temporada. Começamos com Daniel e trocamos por Ney Franco, o time não evoluiu e trouxemos Vanderlei. E aí o time evoluiu, jogou um futebol de altíssimo nível. Está provado que o trabalho de Vanderlei é qualificado. Eu não acho que o problema é ele, pelo contrário. Se a diretoria pensar em tirá-lo, eu me coloco nesse barco porque não pode ser o treinador o errado”. Pergunto: o rubro-negro está há cinco jogos sem vencer. Luxemburgo pode dizer que não está respaldado? Longe disso.
Vire os seus olhos ao rubro-negro carioca. O goleiro Alex Muralha foi vitima de constrangimento por parte do jornal Extra.
Gerou indignação, revolta dos torcedores e dos formadores de opinião. Quem apareceu para defendê-lo? Não foi o técnico Reinaldo Rueda. Nem o executivo de futebol, Rodrigo Caetano. Foi o próprio presidente flamenguista Eduardo Bandeira de Mello, que disparou: “Queria falar com vocês para expressar minha tristeza e minha revolta, que não é só minha, mas de todos nós aqui do Flamengo: atletas, funcionários e torcedores que se manifestaram até agora comigo. Com relação ao desrespeito do qual a instituição foi vitima e um ser humano, nosso atleta, foi vítima com essa matéria do Extra”, disse o dirigente. Pense um pouco: você não acha que o arqueiro não se sente amparado após um gesto de tamanha envergadura? Pois é.
Até no Atlético-Go, lanterna da competição, a postura chama atenção. Exemplo disso foi a decisão de demitir Doriva após a goleada sofrida para o Sport no dia 20 de julho.
O diretor de futebol do Dragão, Adson Batista, elogiou o ex-treinador e fez questão de elevar a autoestima dos atletas, responsáveis por uma campanha vexatória. “O que eu posso te falar é que eu trabalhei com vários grupos de jogadores e esse grupo aqui os caras estão tentando. Não tem um jogador que está com malandragem, jogando contra. Eu vejo aqui envolvimento, vontade deles de sair dessa situação. O nosso ambiente é bom. Depois do jogo contra o Sport eu estava no vestiário e fique preocupado. Era um vestiário frio, os caras estavam entregues, cabisbaixos e isso é muito preocupante. O João Paulo (Sanchez, atual técnico) é muito querido pelos jogadores porque tem uma convivência de bastante tempo e tem a filosofia dele. É uma forma diferente de trabalhar, de jogar e ele vai tentar para que a gente ainda acredite em uma recuperação. Os jogadores mais experientes, que jogaram em times grandes, ainda não estão conseguindo ser referência necessária”, finalizou.
Coincidência ou não, esta injeção de ânimo foi o estopim para vencer o líder Corinthians fora de casa.
E na Ponte Preta? Bom sinal é dado pelo site oficial nas notícias do período de 12 a 19 de julho. Neste tempo, a Ponte Preta perdeu do Bahia no Majestoso por 3 a 0 e depois para o Grêmio por 3 a 1. Sim, conseguiu a recuperação diante do Coritiba ao ganhar por 4 a 0. Anteriormente, a pressão sobre Gilson Kleina beirou ao insuportável. Confira a relação de notícias publicada pelo site oficial do clube:
Ponte perde para o Bahia no Moisés Lucarelli
Publicado em: 12/07/2017
Kleina afirma que irá trabalhar para resgatar o bom futebol e o brio dos jogadores para sair da crise que o time está enfrentando no Brasileiro
Publicado em: 12/07/2017
Sheik diz que grupo está fechado e ressalta: “Continuo acreditando no projeto que me trouxe para a Ponte e vamos melhorar porque temos a capacidade de melhorar”. Publicado em: 13/07/2017
Em boa fase, Meninas da Macaca estreiam na segunda etapa do Paulista Feminino em 5 de agosto, contra Ferroviária
Publicado em: 14/07/2017
SUB20 empata com o São Paulo e assume segundo lugar na chave pelo Brasileiro; após vencer por 3 a 1 na estreia, SUB17 volta a campo hoje pela Taça BH
Publicado em: 14/07/2017
Paraguaio Jorge Mendoza chega ao Majestoso para exames e deve reforçar equipe na temporada
Publicado em: 14/07/2017
100% no Paulista…e na Taça BH também: SUB17 da Ponte vence Atlético-MG; mais um atleta do juvenil assina primeiro contrato profissional com a Macaca
Publicado em: 14/07/2017
Ponte treina nesse sábado (15) e Kleina diz que equipe precisa recomeçar a mostrar sua identidade para voltar a vencer
Publicado em: 15/07/2017
Ponte enfrenta Grêmio, em Porto Alegre/RS, nesse domingo às 16 horas
Publicado em: 16/07/2017
Ponte sai na frente, mas toma virada e perde em Porto Alegre
Publicado em: 16/07/2017
Taça BH: SUB17 da Ponte goleia o Boa Vista, passa em 1º no grupo e enfrentará Vasco na próxima fase, na terça (18)
Publicado em: 17/07/2017
Kleina antecipa reforços e cobra equipe para a reação acontecer na próxima partida: “A gente fez um grande jogo no primeiro tempo, mas ao mesmo tempo que imobilizamos, entregamos; temos que ter mais brio e vontade de vencer”
Publicado em: 17/07/2017
Reforço triplo: Zé Roberto passa por exames no Majestoso; lateral esquerdo Danilo e atacante Maranhão devem chegar nesta terça (18)
Publicado em: 17/07/2017
É hora da reação, é hora da união: TC10+ leva mais um de graça nesta quarta contra o Coritiba, vamos apoiar a Macaca para voltar a vencer
Publicado em: 17/07/2017
Após estrear pela Ponte, Jean Patrick acredita que equipe vai superar momento difícil já nessa quarta-feira (19)
Publicado em: 18/07/2017
Sem função por causa da lei que garante entrada gratuita a menores de 12, carteirinhas mirins não serão mais usadas a partir desta quarta-feira: agora basta mostrar RG
Publicado em: 18/07/2017
Taça BH: SUB17 da Ponte elimina Vasco em goleada de 3 a 0 e está nas quartas de final;Publicado em: 18/07/2017
Com reforços à disposição, Ponte busca recuperação no Brasileiro diante do Coritiba, na noite dessa quarta (19), no Majestoso
Publicado em: 19/07/2017
Com gols de Léo Artur, Sheik e Lucca, Ponte vence Coritiba por 4 a 0 no Majestoso
Publicado em: 19/07/2017
Em sete dias, o site oficial do clube, publicou 19 matérias relativos ao time e a diversos assuntos. O período mais crítico de pressão sobre Gilson Kleina. Não há uma declaração ou matéria sequer de apoio ao trabalho da comissão técnica por parte de qualquer dirigente.
Agora, ficou combinado: Gilson Kleina e comissão técnica apanham dia e noite, noite e dia nas redes sociais e nas ruas, muitos pedem sua saída e os dirigentes ficam de camarote assistindo os leões famintos prontos a devorar sua presa.
Para fugir da armadilha? É “simples”: basta ganhar do São Paulo diante de um Morumbi lotado. É uma conjuntura que nenhum ser humano merece viver. Especialmente alguém como Kleina, que tem suas falhas e defeitos, sim. Comete equívocos. Mas deveria ser melhor respaldado. Se vencer, que Gilson Kleina receba todos os méritos. Só ele e os jogadores.
(análise feita por Elias Aredes Junior)