Ricardinho chegou ao Guarani sem grande empolgação por parte das arquibancadas. Contratado em dezembro do ano passado por indicação de Fernando Diniz, o volante de 29 anos tinha esperança de repetir as boas atuações por Paraná e Criciúma, onde havia tido projeção nacional, e enxergava a transferência para Campinas como grande oportunidade na carreira.
Depois de quatro meses de temporada, o goiano vive em lua de mel com a torcida e é um dos poucos que ostenta o status de “titular absoluto” no elenco bugrino. Escalado entre os iniciais desde 17 de janeiro, abertura da Série A2 do Campeonato Paulista, o jogador esteve presente em 24 dos 25 compromissos oficiais da equipe – não jogou contra o Penapolense por cumprir suspensão.
Uma de suas principais características é a marcação e a qualidade na transição entre a defesa e o ataque com efetividade na troca de passes. No entanto, Ricardinho tem demonstrado outra habilidade: o de balançar as redes em momentos importantes. O torcedor, obviamente, não se esquece do primeiro gol. Ele foi o responsável direto pelo acesso à elite do futebol paulista, após cinco anos, na vitória por 1 a 0 diante do XV de Piracicaba, em 04 de abril. Recebeu lindo passe de Bruno Nazário e, quase caindo, deslocou Samuel Pires e explodiu o Brinco de Ouro da Princesa.
O segundo – e não menos importante – foi o que abriu o placar diante do CRB, pela Série B do Campeonato Brasileiro. O camisa 7 desarmou Tinga no campo defensivo, recebeu passe de Lenon e, da intermediária, acertou um pombo sem asas, indefensável para o goleiro João Carlos.
Financeiramente falando, Ricardinho tem ótimo custo benefício. Como o Alviverde vive situação financeira delicada há anos, sem possibilidades de contratações astronômicas, a alternativa da diretoria é priorizar empréstimos com grandes clubes ou trazer reforços em fim de contrato, sem custos extras e sob pagamento exclusivo de salários – é o caso do volante.
Se agora ele tem prestígio nas arquibancadas, com o técnico Umberto Louzer ganhou ainda mais moral. “O Ricardinho é muito regular. Está crescendo de produção e é muito importante para nós”, elogiou o comandante. Caso nenhum imprevisto ocorra, o atleta é presença garantida para enfrentar o Juventude, em 1º de junho, em Caxias do Sul. Pendurado com dois cartões amarelos, pode desfalcar o Bugre diante do CSA, em Maceió, no dia 5, em caso de nova advertência.
(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Guarani Press)