Contra o Náutico, Ponte pode alcançar melhor campanha da década na Copa do Brasil

0
1.149 views

Na quarta-feira, às 21h45, no Moisés Lucarelli, a Ponte Preta enfrenta o Náutico pelo confronto de ida da quarta fase da Copa do Brasil. Se garantir a classificação, a Macaca chega às oitavas de final da competição e iguala sua melhor campanha na década no torneio nacional.

Em 2012, o formato do torneio era diferente do atual e as equipes que estavam na Libertadores não participavam. Na primeira fase, a equipe, comandada na época por Gilson Kleina, eliminou o Sapucaiense, do Rio Grande do Sul. Na etapa seguinte, passou pelo Atlético Goianiense e chegou às oitavas, quando foi eliminado pelo São Paulo, após vencer a primeira partida por 1 a o no Majestoso e ser derrotada por 3 a 1 no Morumbi.

Na temporada de 2016, quando o formato do torneio já era outro e as equipes que participavam da Libertadores entravam nas oitavas de final, a Alvinegra acabou eliminada pelo Atlético Mineiro.

A equipe começou a competição comandada pelo técnico Alexandre Gallo e eliminou a Caldense logo de cara. Depois disso, Eduardo Baptista assumiu e a Ponte passou por Gênus e Figueirense até cair para o Galo. Na primeira partida, a Macaca empatou em 1 a 1 no Mineirão e, na volta, começou vencendo por 2 a 0 em Campinas, mas acabou cedendo o empate em grande atuação de Robinho e Lucas Pratto.

ÚLTIMAS ELIMINAÇÕES DA PONTE PRETA NA COPA DO BRASIL:
2017 – 2ª fase (Cuiabá)
2016 – Oitavas de Final (Atlético-MG)
2015 – 3ª fase (Coritiba)
2014 – 3ª fase (Vasco)
2013 – 3ª fase (Nacional-AM)
2012 – Oitavas de Final (São Paulo)
2011 – 2ª fase (Goiás)

A melhor campanha da Ponte Preta na Copa do Brasil foi em 2001. Sob comando de Washington, o Coração Valente, artilheiro da competição com 12 gols, o time de Campinas parou na semifinal, após duas derrotas para o Corinthians. Antes disso, havia eliminado Castanhal/PA, Gama, Remo e Fortaleza.

Nesta temporada, a Macaca passou por Nacional-AM, Internacional de Limeira e Sampaio Corrêa, embolsando R$ 4,5 milhões como premiação – valor que vem ajudando o clube a quitar dívidas, conforme afirmou o presidente José Armando Abdalla Júnior em recente entrevista. Se avançar às oitavas, a Ponte vai receber mais R$ 2,4 milhões.

(texto e reportagem: Eduardo Martins/foto: Ponte Press)