De desconhecido a herói: o novo status de Umberto Louzer no Guarani

0
3.959 views

Umberto Louzer chegou ao Guarani ao lado de Maurício Barbieri, ainda no primeiro semestre de 2017, com a boa campanha pelo Paulista de Jundiaí na Copa São Paulo de Futebol Júnior no currículo. Mesmo com a queda do treinador durante a Série A2 do Campeonato Paulista, o capixaba continuou na comissão técnica como auxiliar técnico permanente e trabalhou com Oswaldo Alvarez, Marcelo Cabo, Lisca e Fernando Diniz. Mas foi sem ninguém renomado ao seu lado que o profissional alcançou a maior conquista da carreira.

O início do trabalho aconteceu de forma inusitada em 03 de janeiro. Diniz, em um mês de pré-temporada, deixou o Bugre sem estrear oficialmente graças à proposta sedutora do Atlético-PR. Em meio às dúvidas iniciais, a diretoria, capitaneada por Palmeron Mendes Filho, optou em dar uma oportunidade a ele. Com apoio incondicional dos jogadores, três meses depois, Louzer colhe os frutos do trabalho.

“Apesar de jovem, vivo isso aqui. Tenho paixão enorme pelo que faço e muito respeito pelo Guarani. Quando se trabalha assim, está mais próximo do sucesso. Era o meu trabalho, mas a dúvida era normal. Acreditei nas minhas convicções e respeitei o DNA ofensivo do clube. Fomos o ataque mais positivo com 36 gols, sofremos em alguns momentos, mas procuramos o equilíbrio e saímos feliz. Já são três jogos sem levar gol e a defesa soube se portar”, afirmou.

Mesmo assim, nem tudo foram flores. O início irregular na Série A2 do Campeonato Paulista, com duas derrotas em três partidas, por pouco, não colocou seu futuro em cheque. A “sorte” do treinador de 38 anos foi que, na sequência, houve dois jogos em Campinas. Sem chances de vacilar, somou seis pontos em cima de Água Santa e Batatais e respirou. De lá em diante, embalou de vez na competição com quatro vitórias consecutivas como visitante e assegurou vaga na semifinal com duas rodadas de antecedência.

Prestigiado entre torcedores, jogadores e diretoria, Louzer, depois de cumprir com êxito o primeiro objetivo da temporada, foca seu trabalho para conquistar o acesso à elite do futebol brasileiro. O Guarani estreia na Série B do Campeonato Brasileiro na sexta-feira, 13, às 19h15, diante do Fortaleza, na Arena Castelão.

(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Alexandre Battibugli – FPF)