Doriva chegou a Campinas depois de campanha surpreendente no comando do Novorizontino no Campeonato Paulista, eliminado nas quartas de final pelo Palmeiras. Oficializado em março, o comandante buscava apagar a má impressão deixada na Ponte Preta em 2015, quando abandonou o projeto, na reta final do Campeonato Brasileiro, sem dar satisfação ao torcedor, antes de se transferir ao São Paulo.
Apesar da eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil e do início irregular na Série B do Campeonato Brasileiro – a Macaca ocupa a 15ª colocação-, o ex-volante já alcança números superiores na defesa e no ataque, em comparação com a primeira passagem.
Há três anos, nos dez primeiros jogos oficiais, o time de Doriva marcou seis gols e teve sua defesa vazada em 11 oportunidades. Nesta temporada, o treinador melhorou a média no ataque com oito gols e o sistema defensivo viu suas redes serem balançadas em apenas nove ocasiões.
Esses números comprovam que a forte defesa montada por Eduardo Baptista, no início do ano, se mantém com o comandante pontepretano. De janeiro para cá, a primeira linha de quatro sofreu duas baixas importantes: o lateral-direito Emerson foi vendido ao Atlético-MG, em negociação que resultou no retorno de Danilo Barcelos, enquanto o zagueiro Luan Peres foi negociado com o Fluminense – Reginaldo foi envolvido como compartida, por empréstimo, até dezembro.
Além disso, vale destacar que, nesse ano, a equipe campineira sofreu três gols na mesma partida apenas uma vez, na derrota por 3 a 1 para o Atlético-GO, no estádio Nabi Abi Chedid. No dérbi campineiro diante do Guarani, no Brinco de Ouro, a Macaca levou dois gols e, mesmo assim, conseguiu grande vitória, de virada, por 3 a 2.
DEZ PRIMEIROS JOGOS DE DORIVA EM 2015:
Ponte Preta 1 x o Flamengo
Ponte Preta 2 x 0 Avaí
Sport 1 x 1 Ponte Preta
Ponte Preta 1 x 1 Chapecoense
Ponte Preta 0 x 0 Grêmio
São Paulo 3 x 0 Ponte Preta
Chapecoense 3 x 0 Ponte Preta
Ponte Preta 1 x 2 Cruzeiro
Chapecoense 0 x 0 Ponte Preta
Ponte Preta 0 x 1 Vasco
DEZ PRIMEIROS JOGOS DE DORIVA EM 2018:
Ponte Preta 3 x 0 Náutico
Ponte Preta 0 x 1 Paysandu
Náutico 1 x 0 Ponte Preta
Criciúma 0 x 1 Ponte Preta
Ponte Preta 0 x 1 Londrina
Ponte Preta 0 x 1 Flamengo
Guarani 2 x 3 Ponte Preta
Flamengo 0 x 0 Ponte Preta
Vila Nova 0 x 0 Ponte Preta
Ponte Preta 1 x 3 Atlético-GO
(texto e reportagem: Eduardo Martins/foto: Ponte Press)