Reproduzimos neste post as respostas da Chapa Mais Futebol aos questionamentos realizados pela reportagem do Só Dérbi. Liderada por Ricardo Moisés, o grupo participará do pleito marcado para o próximo domingo no estádio Brinco de Ouro. Confira as respostas:
1- Como você espera que esteja o Guarani daqui a 10 anos?
O Guarani precisa de um processo de continuidade de gestão, isso é imprescindível para que o clube suba de patamar em todos os seus aspectos. Nosso projeto para os próximos dez anos preveem um clube com todas as suas dívidas sanadas, Tributárias, Fiscais, e Trabalhistas. Ainda na próxima gestão (2020/2023) o Guarani terá todo o seu passivo trabalhista liquidado e enfrentaremos todo o passivo Fiscal e Tributário.
Em 10 anos de projeto de gestão continuada, responsabilidade tributária, trabalhista e principalmente com o aumento de receitas, o Guarani Futebol Clube viverá ares de modernidade com estruturas novas, acomodações dignas e uma gestão profissionalizada.
2- Como será o relacionamento da sua futura administração com o empresário Roberto Graziano?
Desde o início do acordo realizado na Justiça do Trabalho, Guarani Futebol Clube e Roberto Graziano mantem um diálogo saudável e pró ativo. Enquanto as contrapartidas não estiverem totalmente contempladas, tanto Guarani quanto Roberto Graziano tem objetivos e diretrizes em comum que deverão ser mantidas através de um diálogo amplo, respeitando e fazendo prevalecer única e exclusivamente os interesses do Guarani Futebol Clube, seus associados, seus torcedores e toda a coletividade bugrina.
O bom ambiente, a boa gestão e a retomada do crescimento bugrino são objetivos comuns entre o clube e o empresário.
3- Existe planejamento de reformas estruturais dentro do clube para um trabalho melhor do futebol profissional. Quais?
Acreditamos que seja de conhecimento dos responsáveis por este portal de notícias e de toda a coletividade bugrina que o Guarani tem garantido através do acordo citado na questão anterior a construção, por parte da empresa MMG Consultoria, adquirente do patrimônio físico pertencente ao Guarani Futebol Clube no ano de 2015, de três contrapartidas, a saber:
Arena multiuso no padrão Arena da Fonte Luminosa em Araraquara a ser entregue com capacidade inicial de 12.500 lugares, ampliável para mis 12.500 lugares;
Centro de treinamentos para as categorias de base e futebol profissional;
Clube Social em nova área para que os associados bugrinos tenham seu espaço restabelecido e renovado.
O fiel cumprimento deste acordo nas suas condições originais garantirá ao Guarani Futebol Clube totais condições de treinamentos, estrutura médica, de preparação física e de trabalho aos atletas e profissionais integrantes das comissões técnicas, até que isso aconteça, e para nós é fundamental que esta contrapartida seja entregue no mais curto espaço de tempo possível, não medimos esforços para garantir, como temos feito até o momento, através reformas, convênios e aquisição de equipamentos, que todos os atletas, treinadores, médicos e preparadores encontrem respaldo para bem desenvolverem suas atividades e seguirem elevando o nome e a marca Guarani Futebol Clube.
4- Quais os planos para as categorias de base? Pode ocorrer parcerias? Como?
O primeiro objetivo do nosso projeto de gestão para as categorias de base é garantir ao Guarani Futebol Clube a obtenção do Certificado de Clube Formador garantindo assim que o clube obtenha retorno de todos os recursos investidos na formação de novos atletas.
Já iniciamos trabalhos de reforma e melhoria na estrutura de alojamentos e trabalhamos para garantir melhora na estrutura de treinamentos, porém cabe ressaltar que a solução definitiva para esta questão está diretamente ligada ao cumprimento do acordo judicial que garantirá ao Guarani Futebol Clube sua nova, moderna e completa estrutura de centro de treinamentos para formação de novos atletas, até por isso esta é a nossa prioridade entre todas as demais garantias oferecidas.
Respeitamos demais a entidade Guarani Futebol Clube, mas entendemos que, neste momento, é o Futebol quem fortalecerá o Clube e todas as demais estruturas, e por isso, garantir e conquistar uma nova e melhorada estrutura para a formação e preparação de atletas e, neste momento, selar as condições prioritárias para o restabelecimento do nosso bugre no cenário administrativo, financeiro e gestacional passa por aprimorar as condições de treinamento, alojamento, tratamento e desenvolvimento dos nossos atletas, seja em formação, seja os profissionais que nos levarão em curto espaço de tempo a uma retomada desportiva a altura do que o Guarani Futebol Clube representa ao futebol brasileiro.
5- Que relação vocês pretendem estabelecer com os empresários de futebol?
Todos os empresário ou empresas que representem atletas tem as portas abertas no Guarani Futebol Clube. Mantemos desde o início desta gestão diálogos, parcerias e relacionamentos saudáveis com todos os empresários/empresas dispostas a juntarem-se ao desafio de fortalecimento do Guarani Futebol Clube e isso não vai mudar.
Nossa única condição é que sempre seja respeitado em toda e qualquer proposta de parceria/negociação o melhor e maior interesse do Guarani Futebol Clube.
6- Ex-jogadores sempre tiveram uma atuação presente no dia a dia do Guarani. Como será na administração de vocês?
Não apenas ex-jogadores como qualquer pessoa que tenha contribuído para a construção da história do Guarani Futebol Clube é e será tratado com todo o respeito e tem papel fundamental no projeto de reorganização e restruturação do Guarani Futebol Clube.
Tendo vontade, capacidade e principalmente, respeitando as cores, as tradições e visando única e exclusivamente o engrandecimento do Guarani Futebol Clube, as portas estão e estarão sempre abertas a quem já faz parte desta história de quase 109 anos.
7- O plano de Sócio Torcedor nunca apresentou os resultados desejados. Quais os planos para revitalizar o programa?
Nós já iniciamos estudos e projetos de restruturação e reformulação do programa e da gestão do “Sócio Campeão”. Nossa maior e mais necessária conduta é a de profissionalismo e apenas aumentando cada vez mais a profissionalização em todos os setores do Guarani Futebol Clube é que teremos pavimentado o caminho para que, como sugerido pelo próprio portal, nos próximos 10 anos o Guarani Futebol Clube atinja a excelência necessária para galgar os degraus que ainda restam à sua objetivada retomada de estrutura, boa gestão e crescimento.
8- Equipes como Internacional e Cruzeiro passaram pelo crivo do Ministério Público. Outros clubes são severos nas auditorias e em relação aos malfeitos realizados no passado. Qual o plano que vocês tem (em) relação ao tema?
O Conselho de Administração, hierarquicamente não representa a maior instituição interna do Guarani Futebol Clube. Pela ordem o Guarani responde a Assembleia Geral de Associados, ao Conselho Deliberativo e ao Conselho Fiscal.
Nosso compromisso maior é e sempre será o de respeitar e caminhar ao lado das decisões de todos os órgãos colegiados do Guarani Futebol Clube e assim estabelecermos pilares para a responsabilização de todo e qualquer associado, indiscriminadamente, que tenha causado perdas, prejuízos ou mal representado os interesses do Guarani Futebol Clube.
Cabe frisar que, por determinação do atual Conselho Fiscal, temos um trabalho de auditoria em todos os setores do Guarani Futebol Clube nos últimos cinco anos e, caso qualquer irregularidade, má gestão, descompromisso ou desrespeito apontado neste trabalho terá a mão pesada do Conselho de Administração para que os ressarcimentos necessários ao clube sejam exigidos em qualquer esfera, inclusive jurídica ou penal.
Quanto aos Órgãos Públicos citados pelo portal em sua pergunta, as portas do Guarani estão e estarão, como sempre estiveram, abertas. Respondemos, permitimos e apoiamos o trabalho de todos estes órgãos em outros momentos quando nos foi solicitado, e assim será enquanto formos responsáveis pela gestão do Guarani Futebol Clube.
9- Em quantos anos é possível recolocar o Guarani na divisão de elite do futebol brasileiro?
Não é por acaso que nossa chapa de denomina “+ Futebol”. Como já respondemos em outro momento deste questionário, o Guarani Futebol Clube só retomará seu crescimento através do aperfeiçoamento da gestão e do aprimoramento desportivo.
Acreditamos que tão importante quanto alcançar o objetivo do acesso à elite do futebol, brasileiro é criar alicerces sólidos para a manutenção neste lugar. Nosso compromisso é de, durante esse triênio que se iniciará no próximo dia 02 de abril, se for da vontade dos associados a nossa condução ao Conselho de Administração, entregaremos o Guarani Futebol Clube como integrante da Série A do Campeonato Brasileiro aos nossos sucessores.
10- Como deve ser a relação institucional com a Associação Atlética Ponte Preta?
A relação entre os dois clubes é reflexo das suas gestões. Aqui no Guarani toda e qualquer possibilidade de bom uso da rivalidade e das duas marcas que possa trazer frutos financeiros, econômicos ou em esferas de representatividade ao Guarani Futebol Clube deverá sempre ser aproveitada.
Porém há que se frisar que esta condição depende básica e diretamente ligada aos conceitos, às pessoas e ao respeito que elas e seus subordinados destinarem às entidades rivais. De nosso lado interessa o respeito ao Guarani Futebol Clube, único campeão brasileiro do interior.
Calcado neste respeito, qualquer ação conjunta será sempre bem vinda, porem ressaltamos, calcadas prioritariamente ao respeito.
11- Enquanto o estádio Brinco de Ouro não é desativado em definitivo, quais melhorias podem ser feitas para o conforto do torcedor?
Essa é uma questão de extrema importância e por isso não só buscamos conforto como segurança a nossos torcedores.
Diversas medidas estão sendo tomadas, desde a pintura por completo de nossa casa como a mudança do camarote da diretoria e vestiário visitante para outro local.
As melhorias não irão parar por aí, seguirá uma reforma dos camarotes da vitalícia, bares e algumas necessidades de infra estrutura, visando sempre o melhor para a torcida bugrina.
12- Como atrair novos associados diante da própria crise vivida pelos clubes na Cidade de Campinas com a queda vertiginosa de sócios? Que melhorias podem ser realizadas na estrutura do clube?
Uma das questões que pretendemos tratar, inclusive com a realização de propostas de reformas estatutárias, é tornar o clube social autossustentável, garantindo que haja uma gestão de todos os recursos e compromissos gerados ou devidos pelo departamento social do Guarani Futebol Clube seja feito pelo próprio Departamento Social, criando autonomia entre futebol e clube.
Desta forma, todos os recursos captados pelo departamento social, desde as mensalidades até a realização de eventos servirá exclusivamente para o desenvolvimento manutenção e aperfeiçoamento das instalações e programas voltados aos associados.
13- Qual o pensamento da Chapa a respeito de Clube Empresa? Na sua administração o Guarani vai seguir por esse caminho? Qual o modelo ideal?
Esse tema deve ser exaustivamente debatido entre os Sócios do Guarani Futebol Clube, inclusive com a formação de um grupo de estudos para conhecimento e análise da lei em aprovação no Congresso.
Após os estudos, debates, análises de riscos e benefícios, sendo a vontade destes cabe ao Futuro Conselho de Administração buscar propostas solidas, seguras e que respeitem nossa agremiação para análise e aprovação dos sócios.
Não se pode confundir boa gestão com clube empresa.
É possível ser feita uma excelente gestão sem transformar o Guarani em Clube empresa, porém não é possível resolver todos os problemas criados por más gestões do passado em apenas uma gestão.
14- Para terminar a reportagem pede que a Chapa escolha o melhor presidente da história do Guarani e justifique. E o que pode ser aprendido da administração desta pessoa?
É impossível apontar apenas um presidente como maior da história do Guarani Futebol Clube, como já citado, acreditamos no modelo de continuidade de gestão e este foi capaz de levar o Guarani a um patamar de grandiosidade e neste aspecto temos a continuidade de gestão trazida por Jaime Silva e seu grupo na década de 1950 que foi continuada pelo grupo de Leonel Martins de Oliveira, onde envolvemos Ricardo Chuffi e Antônio Tavares foram capazes de levar o Guarani Futebol Clube ao seu momento máximo entre os anos de 1950, 1960, 1970 e praticamente toda a década de 1980.
Este não é o trabalho de uma pessoa, é o trabalho de um grupo coeso, comprometido e unido numa visão espetacular de continuidade de projeto que em pouco mais de 20 anos levou o Guarani Futebol Clube de um dos grandes clubes do interior de São Paulo a ser um dos maiores clubes do Brasil.
Esta é a nossa proposta, este é o nosso compromisso, é nisto que acreditamos. Na força de um grupo coeso, unido e comprometido para devolver o Guarani ao seu devido e merecido lugar.