Com muita luta e dedicação, o Guarani venceu o Paraná por 1 a 0 em partida disputada na manhã deste sábado e válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado tirou o Guarani da zona do rebaixamento pois ficou com 25 pontos e na 15ª posição. Agora, o desafio é ratificar a boa fase na terça-feira, às 19h15, contra o Criciuma, novamente em Campinas.
Como era de esperar a partida foi marcada pela intensa disputa dos espaços. Como o tricolor paranista tinha uma defesa de boa estatura, o Guarani precisou alterar a sua estratégia, com a adoção de toques curtos e envolvimentos na faixa central, sempre com Igor Henrique e Arthur Rezende, cuja tentativa era sempre tirar da área especialmente o zagueiro Leandro Almeida.
O Paraná, por sua vez, tinha em Guilherme Santos o seu principal fator de desafogo, mas o plano de Matheus Costa era atrapalhado pela inoperância de João Pedro.
O Guarani, por sua vez, tinha uma duvida, que era transformar a posse de bola em chances efetivas. O único lampejo efetivo foi uma tentativa de bicicleta de Michel Douglas, mas que não trouxe consequências.
Veio o segundo tempo e o lance mais polêmica. Logo a 01 minuto, Lenon cruzou, a bola ficou nos pés de Davó, que completou para as redes. Mas o árbitro alegou impedimento e invalidou o gol.l
Matheus Costa queria aproveitar-se da instabilidade emocional bugrina e quase fez aos 23min com a conclusão de Pimentinha e que quase balançou as redes.
Mas o Guarani não desistiu e fez o seu gol aos 30min. Lenon acionou Arthur Rezende, que foi a linha de fundo e cruzou; Michel Douglas entrou na corrida, deu um toque e viu as arquibancadas explodirem de alegria.
Nos minutos finais, a equipe tratou de segurar um resultado que poderá representar uma nova fase na segundona nacional. (Elias Aredes Junior)