O Guarani entra em campo nesta quarta-feira, diante da Portuguesa, no Canindé, com a oportunidade de quebrar um tabu de 40 anos sem vencer cinco partidas seguidas fora de casa. A última vez que o Bugre alcançou tal feito foi em 1978.
No ano da conquista do título brasileiro, a equipe campineira engatou uma sequência de cinco triunfos longe do Brinco de Ouro, entre os meses de setembro e outubro. Na ocasião, superou Londrina, Sport, Vasco, Palmeiras e XV de Jaú. As primeiras quatro vitórias foram conquistadas no Campeonato Brasileiro, enquanto a última ocorreu no Paulistão, na época disputado depois do torneio nacional.
Neste ano, a realidade é diferente para a equipe de Umberto Louzer. Em busca do acesso à Série A1 do Campeonato Paulista e já classificado à semifinal com duas rodadas de antecedência, o Alviverde vem de uma boa sequência longe de seus domínios, com quatro vitórias – Sertãozinho, Audax, Internacional de Limeira e Juventus.
Tais resultados fizeram com que o Guarani igualasse a campanha de 2009, na época comandado por Vadão, a equipe bateu Fortaleza, Campinense, Figueirense e Ponte Preta como visitante, e conseguiu o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.
RETROSPECTO GERAL
Na história entre campineiros e paulistanos, são 170 confrontos registrados, com 52 vitórias campineiras, 46 empates e 72 triunfos da Lusa. O último encontro entre as equipes foi realizado na Série A2 do ano passado, no mês de abril. Na ocasião, as equipes empataram em 1 a 1 no Brinco de Ouro, o que acabou dificultando a classificação do Bugre para a próxima fase da competição.
(texto e reportagem: Eduardo Martins/foto: Letícia Martins – Guarani Press)