O Guarani fez o dever de casa e derrotou o Ypiranga por 2 a 1 no Brinco de Ouro. Os gols do Bugre foram marcados por Everton e Fumagalli, de pênalti. Túlio Renan descontou para os visitantes. Agora, com 18 pontos, o time do técnico Chamusca encerra o primeiro turno da Série C na liderança do grupo B.
Com sol em meio ao frio e o gol de Everton ao natural logo no início contra o Ypiranga, parecia que o Brinco viveria uma manhã festiva de inverno. A sensação de vitória fácil começou fulminante quando Fumagalli lançou Everton na entrada da grande área. Ele concluiu de primeira e fez 1 a 0. Isso aos quatro minutos.
A torcida ainda chegava ao estádio, e em seguida Pipico finalizou da entrada da área, mas parou no zagueiro Jessé que cortou com a mão. Pênalti para o Bugre convertido por Fumagalli aos 15 minutos.
O 2 a 0 praticamente antes do público definitivo talvez tenha facilitado uma autoconfiança. Aos poucos, os gaúchos tomaram conta do jogo. O Bugre não conseguia construir e nem ao menos reter a bola no campo do adversário. Sem força, deu espaço ao meio do Ypiranga, que cresceu de produção e facilitou várias chegadas de Danilinho, Túlio Renan e João Paulo frente a frente com a zaga do Guarani. A forte pressão dos visitantes resultou no gol de Tulio no último lance do primeiro tempo. O atacante aproveitou o rebote de Leandro Santos e diminuiu o marcador.
O perfil do jogo pouco mudou no início do segundo tempo. A entrada de Alex Santana no lugar de Everton, machucado, não impôs um futebol mais competitivo. Mas também o Ypiranga perdeu a eficiência parecendo cansado. Nesse ritmo o Bugre retomou o controle e apenas administrou a quinta vitória no campeonato.
Com o resultado, o Guarani chegou aos 18 pontos e abriu cinco de vantagem para o Ypiranga, quinto colocado. O próximo compromisso do Bugre será contra o Guaratinguetá, em Limeira, no próximo domingo.
(Texto e reportagem: Júlio Nascimento)
FICHA DO JOGO
Guarani – Leandro Santos; Lenon, Ferreira, Leandro Amaro e Gilton; Evandro (Alex Santana) e Auremir; Deivid (Renato Henrique), Fumagalli e Pipico; Éverton (Pedro Hulk). Técnico: Marcelo Chamusca
Pipico – Carlão; Márcio, Negretti, Carlos Farias e Sander; Jessé (Labarthe), Robson, Mikael e Danilinho (Henrique); Tulio e João Paulo (Léo). Técnico: Leocir Dall’Astra.
Gol: Everton aos quatro minutos do primeiro tempo, Fumagalli aos 15 minutos do primeiro tempo e Tulio Renan aos 45 minutos do primeiro tempo
Renda: R$ 31.275,00
Público: 2.937
Cartões Amarelos: Pipico, Mikael, Deivid, Carlão e Robson
Juiz: Ronan Marques da Rosa (SC)
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas