O Guarani encerrou, na manhã desta sexta-feira, a preparação para enfrentar o Vila Nova, no sábado, às 16h30, no Brinco de Ouro da Princesa. A atividade confirmou o retorno do zagueiro Philipe Maia, ausente nos dois últimos jogos por problema muscular. Na lateral-direita, Lenon, após suspensão automática, também tem volta garantida.
O técnico Umberto Louzer admitiu, em entrevista coletiva, que trabalhou diversos esquemas táticos para surpreender o Tigre. Apesar da dúvida, é certo que três jogadores disputam uma vaga na equipe titular: Denner, Rondinelly e Anselmo Ramon.
“Precisamos conversar com o Departamento Médico em relação a Rondinelly e Anselmo Ramon. Eles tiveram problemas físicos recentes e é preciso precaução. Com o Anselmo a gente ganha em presença de área, mas com o Denner você tem sustentação. Ele pode jogar como meia e volante e ganhamos equilíbrio com isso, protegendo o setor defensivo. Caso o Rondinelly seja o escilhido, é a mesma formatação do jogo com o CriciúmaAinda hoje já terei essa definição”, explicou.
Independente da escolha, o Bugre corre risco de ter mudança no esquema tático. O tradicional 4-2-3-1, adotado durante a campanha vitoriosa na Série A2 do Campeonato Paulsita, pode transformar-se em 4-4-2, caso Anselmo seja o escolhido para atuar ao lado de Bruno Mendes.
“Apesar de serem jogadores de definição, também fazem a recomposição e fazem suas pequenas diagonais para atacar a defesa adversária. É justamente isso que vamos precisar fazer contra equipes bem postadas. Trata-se de uma possibilidade, mas precisamos visualizar as condições do Vila Nova e analisar a condição física dos atletas”, analisou.
Com Denner, a ideia será a mesma da adotada contra o CSA, em Maceió, com três volantes de marcação e mais liberdade para Rafael Longuine e Guilherme no meio-campo.
O provável Alviverde tem Bruno Brígido; Lenon, Philipe Maia, Edson Silva e Pará; Baraka, Ricardinho, Guilherme e Rafael Longuine; Rondinelly (Anselmo Ramon ou Denner) e Bruno Mendes.
(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Letícia Martins – Guarani Press)