Mudança no posicionamento ajuda Longuine a virar protagonista no Guarani

1
1.216 views

Titular absoluto desde o dia 08 de maio, na vitória em cima do Criciúma, por 1 a 0, pela 5ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, Rafael Longuine cresceu de produtividade e, após quase quatro meses, virou o grande protagonista do Guarani na competição nacional.

Após estrear no dérbi, entrando no segundo tempo, ganhou a primeira chance desde o início com Umberto Louzer aberto pelo lado esquerda, função pouco exercida ao longo da carreira do jogador. Mas a queda técnica e física de Rondinelly a partir de junho, presença constante no Departamento Médico e no banco de reservas, acabaram trazendo novos ares ao jogador.

Atuando centralizado com a camisa 10, Longuine chegou a seis gols marcados nos pontos corridos, sendo cinco nas sete últimas partidas, e contribuiu com uma assistência, para o gol de Bruno Nazário, justamente na sua estreia como titular.

“Eu sempre gostei muito de chegar ao ataque, finalizar, fazer gols e o professor nos deixa muito à vontade para movimentar. Eu acho que essa movimentação é muito importante para complicar o adversário. Isso é positivo para o grupo. Me sinto bem na posição que estou jogando e tem sido tranquilo para mim”, revelou.

Com ele, o Alviverde ganhou mais mobilidade no meio-campo, nova opção nas bolas paradas e o time ficou veloz. Além de ser o vice-artilheiro do torneio ao lado de mais quatro concorrentes, é o líder em passes para finalizações (18) e arremates certos (12), de acordo com dados do Footstats.

O atleta de 28 anos soma 1146 minutos em campo pelo Guarani. Emprestado pelo Santos até o encerramento da Série B, Longuine ganhou rodagem, após ficar inativo na Baixada, e tem superado problemas físicos e particulares, depois da morte dos pais em acidente automobilístico no ano passado.

(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Letícia Martins – Guarani Press)