O torcedor pontepretano segue traumatizado pela queda na Série A do Campeonato Brasileiro no ano passado e ainda vive angustiado pela possibilidade de um novo descenso, agora no Paulistão, com aproximação da zona de rebaixamento faltando duas rodadas para o término da primeira fase.
São cinco times na briga contra a degola: o lanterna Linense (6 pontos) e Santo André (8) são os mais ameaçados e integrantes da zona de rebaixamento. Seguem no páreo Ponte Preta (10), Mirassol e Ferroviária (11).
A Macaca, entretanto, tem a possibilidade de garantir matematicamente sua permanência ainda na 11ª rodada.
Veja os cenários:
ESCAPAR NA PRÓXIMA RODADA
Para eliminar as chances de queda contra o Red Bull, a Ponte Preta precisa da vitória e torcer para que o Santo André seja derrotado ou empate diante do Linense, no Gilbertão, hoje, às 17h. Vale lembrar que o time de Lins tem apenas uma vitória na competição – justamente contra a Macaca. Se este cenário ocorrer, a diferença entre as equipes seria de cinco ou quatro pontos, garantindo matematicamente a permanência na divisão.
QUATRO DE SEIS PONTOS
Outra alternativa para a Ponte Preta é conquistar quatro de seis pontos possíveis nas rodadas finais – duas vitórias também garantiriam, evidentemente, a permanência. O Santo André até alcançaria a mesma pontuação da Macaca, mas perderia no critério de desempate e não ultrapassaria a equipe de Eduardo Baptista.
SECANDO OS ADVERSÁRIOS
O cenário mais arriscado seria torcer para dois tropeços do Santo André nas rodadas finais contra Linense e Novorizontino, mas neste caso o time de Lins poderia no máximo empatar contra o Mirassol na rodada final.
Entenda o calendário dos concorrentes:
11ª rodada – Red Bull x Ponte Preta
12ª rodada – Ponte Preta x Ferroviária
11ª rodada – Linense x Santo André
12ª rodada – Santo André x Novorizontino
11ª rodada – Linense x Santo André
12ª rodada – Mirassol x Linense
11ª rodada – Ferroviária x Bragantino
12ª rodada – Ponte Preta x Ferroviária
11ª rodada – Corinthians x Mirassol
12ª rodada – Mirassol x Linense
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)