André Luís poderia ser o principal responsável por colocar fim à série de três jogos sem vitórias da Ponte Preta na Série B do Campeonato Brasileiro. O atacante balançou as redes duas vezes, mas não foi capaz de garantir o resultado positivo em cima do Avaí. Com gol de pênalti nos acréscimos, Guga anotou 2 a 2 no marcador e frustou os alvinegros presentes na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara.
Com a igualdade, a Macaca se mantém na décima colocação com 26 pontos. O Leão da Ilha, por sua vez, chegou ao quarto jogo sem vencer e caiu à sétima colocação com os mesmos 29.
Sem tempo de descanso, a Alvinegra inicia o returno dos pontos corridos na próxima terça-feira, 07, quando enfrenta o Paysandu, no Estádio da Curuzu, em Belém, às 21h30. Os catarinenses, no mesmo dia, mas às 19h15, recebem o Vila Nova, em confronto direto pelo G4, na Ressacada.
PRIMEIRO TEMPO:
O técnico interino João Brigatti teve desfalque importante de última hora e não conseguiu repetir a escalação: Paulinho, com torção no tornozelo esquerdo, foi vetado pelo Departamento Médico e deu lugar a Orinho no meio-campo. Porém, logo no primeiro chute ao alvo do adversário, aos sete, Ivan não teve o que fazer. João Paulo bateu falta na área, Renato ajeitou e Rodrigão, de voleio, estufou as redes.
Atrás do placar, a Macaca conseguiu manter a posse de bola, mas a imprecisão na troca de passes atrapalhou a criação de jogadas e demorou a levar perigo à meta avaiana. Aos 19 minutos, Danilo Barcelos cobrou escanteio pela esquerda e encontrou Júnior Santos, que testou perto da trave.
Foi questão de tempo, todavia, para que a Ponte chegasse ao empate. Júnior Santos recebeu lançamento da lateral, dominou dentro da grande área, fez pivô com perfeição, deixou a marcação na saudade e bateu cruzado para trás. Lá estava André Luís, artilheiro da equipe, para bater forte de canhota e fuzilar Aranha.
SEGUNDO TEMPO:
A Ponte Preta voltou com comportamento diferente para a etapa complementar. Brigatti deixou André Luís pelo lado direito, atraiu a marcação e o adversário deixou espaços pelo meio. Por ali, os jogadores campineiros conseguiram boas infiltrações e colheram faltas perigosas na entrada da área, não aproveitadas por Igor Vinícius e Danilo Barcelos.
O treinador, ciente das características de seu comandado, foi premiado aos 21 minutos. André Luís pegou a sobra de bola na lateral, avançou e, com a perna boa, bateu com perfeição, à direita de Aranha, que sequer pulou na bola. Festa em Araraquara!
A Macaca até tentou administrar a vantagem, mas não conseguiu. Aos 46 minutos, Guga cobrou lateral na área, Júnior Santos ergueu demais o pé e acertou Capa. Na cobrança de pênalti, Guga guardou. Ainda houve tempo, no lance seguinte, para Hyuri, o estreante da noite, acertar o travessão em cabeçada.
FICHA DO JOGO – PONTE PRETA 2 x 2 AVAÍ
PONTE PRETA – Ivan; Igor Vinícius, Renan Fonseca, Léo e Ruan; Nathan, João Vitor e Orinho (André Castro); André Luís (Victor Rangel), Danilo Barcelos (Hyuri) e Júnior Santos. Técnico: João Brigatti
AVAÍ – Aranha; Aírton, Marquinhos Silva e Betão; Guga, Luan (Guilherme Beltrán), Pedro Castro, Renato e João Paulo (Capa); Rômulo e Rodrigão (Getúlio). Técnico: Geninho
Gols: Rodrigão, aos 07 min do 1T, André Luís, aos 31 min do 1T e aos 21 min do 2T e Guga, aos 46 min do 2T
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Orinho e Júnior Santos (PON); Luan (AVA)
Público pagante: 721
Renda: R$ 7.920,00
Local: Arena da Fonte Luminosa – Araraquara/SP
(crônica: Lucas Rossafa)