Ponte Preta afasta goleiros e preparador tem Covid-19 confirmada. Não está na hora do futebol brasileiro mudar o protocolo?

0
1.835 views

Em comunicado enviado aos veículos de comunicação  e publicado nas redes sociais, a Ponte Preta anunciou que os goleiros Luan e Pedrão seguiram na tarde desta sexta-fera para Novo Horizonte e um deles será o titular para o confronto deste sábado contra o Novorizontino. Luan é favorito para ocupar a vaga. O arqueiro titular Ygor Vinhas e o segundo goleiro Guilherme apresentaram sintomas gripais nesta sexta-feira e apesar de terem negativado nos exames de Covid-19, permaneceram na cidade em obediência aos protocolos sanitários.

Outro afastado é o preparador de goleiros Betão, que teve resultado positivo para Covid-19 e está em isolamento.

Transmissões pela televisão aberta, pay per view, patrocinadores, interesses de empresários…são muitos aspectos envolvidos que bloqueiam qualquer intenção de adiamento ou suspensão do Campeonato Paulista. Mas estes casos ocorridos na Ponte Preta deveriam servir de reflexão. O futebol terá que promover uma revisão nos protocolos.

Nem é questão de indisciplina de jogador, técnico ou dirigente. Quando a CBF se reunião em meados do ano passado para discutir o tema, a conjuntura era uma. Hoje tudo mudou.

O ambiente tem a presença de cepas variáveis do vírus, a média de mortos chega a mais de 1.500 pessoas por dia e a circulação de pessoas infelizmente é muito maior do que em abril ou maio do ano passado. A própria Fiocruz, responsável pela distribuição de vacinas, reconhece que este é o pior momento da pandemia. Não seria a hora de pensar em uma alteração nos procedimentos.

Futebol é lazer, entretenimento e cultura. Mas falamos de algo maior: preservação de vida. É hora de agir. Antes que seja tarde.

(Elias Aredes Junior)