A Ponte Preta tropeçou em casa na manhã deste domingo e perdeu a chance de encostar na ponta da tabela do Campeonato Brasileiro. Jogando no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, contra o Flamengo, a Macaca não conseguiu converter o volume de jogo em gols e acabou derrotada por 2 a 1. A partida valeu pela quarta rodada da competição.
Na primeira etapa, a Ponte começou melhor, fez o gol, se enrolou, cometeu erros e acabou sendo surpreendida pelo Flamengo, que tomou conta do jogo. No segundo tempo, o clube carioca se encolheu, mas com consciência e se defendeu como pode da pressão da Macaca, que apesar de jogar melhor, o fazia de forma afobada e não conseguiu fazer o gol.
Com o tropeço, a Ponte Preta manteve os quatro pontos e caiu para a 14ª colocação da tabela. Já o Flamengo chegou aos sete pontos, e assumiu a quinta posição.
JOGÃO
O primeiro tempo começou favorável à Ponte Preta, que comandou as ações e encontrou logo seu gol. Depois, a Macaca acomodou e permitiu o crescimento do Flamengo, que conseguiu dois gols e saiu em vantagem.
Aos dez minutos, após cobrança de lateral, Roger mandou no travessão. Na sequência, aos 11 minutos, Reinaldo cruzou, Wellington Paulista subiu sozinho e mandou para o fundo das redes. O bandeira chegou a apontar impedimento, mas o árbitro confirmou o gol.
O Flamengo acordou mais cedo do que se imaginava e conseguiu reagir na partida. Aos 21 minutos, Alan Patrick mandou a bola para área e Felipe Azevedo desviou contra as próprias redes. Novamente, o bandeira apontou o impedimento de Willian Arão, mas o árbitro chamou a responsabilidade e validou o gol.
A resposta dos donos da casa aconteceu aos 27 minutos. Ravanelli, em bela cobrança de falta, mandou para a área e Roger desviou de cabeça, mas errou o alvo e tirou tinta da trave. Então, aos 41 minutos, após escanteio, João Carlos tirou de soco e a bola sobrou para Jorge mandar de primeira para o gol e virar a partida.
PARA CIMA
Na etapa final, a Ponte voltou como começou o primeiro tempo, só que em desvantagem. Aos 13 minutos, Pottker mandou para área, Felipe Azevedo recebeu sozinho, mas errou o alvo. O Flamengo teve que recuar ainda mais, já que perdeu o atacante Fernandinho, o melhor até então, por causa de um cartão vermelho.
Aos 26 minutos, Thiago Galhardo, que havia acabado de entrar, recebeu na entrada da área e bateu cruzado, levando perigo ao goleiro Alex Muralha. Apesar da pressão, a Ponte Preta não conseguiu superar a bela retranca armada pelo técnico Zé Ricardo e o Flamengo saiu com os três pontos.
Próximos Jogos
Ambos os clubes voltam a campo na próxima quinta-feira. A Ponte Preta vai jogar em Minas Gerais, contra o América, a partir das 19h30. O Flamengo atua em casa, para receber o Vitória, às 21h.
(artigo escrito por Thiago Rôvedo-Especial para o Só Dérbi)
FICHA DO JOGO
Ponte Preta: João Carlos; Jeferson, Fabio Ferreira, Kadu e Reinaldo; Matheus Jesus (Thiago Galhardo), João Vitor, Ravanelli (Cristian) e Felipe Azevedo; Wellington Paulista (Willian Pottker) e Roger. Técnico: Eduardo Baptista
Flamengo: Alex Muralha; Rodinei, Léo Duarte, Cesar Martins e Jorge; William Arão, Márcio Araújo e Alan Patrick (Cuéllar); Marcelo Cirino (Ederson), Fernandinho e Felipe Vizeu (Gabriel). Técnico: Zé Ricardo
Gol: Wellington Paulista aos 11 minutos, Felipe Azevedo, contra, aos 21 minutos e Jorge aos 41 minutos do primeiro tempo;
Renda: R$ 196.580
Público: 7.106 pagantes
Cartões Amarelos: João Vitor e Willian Pottker (Ponte Preta); César Martins e Fernandinho (Flamengo)
Cartão vermelho: Fernandinho (Flamengo)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (MG)