O torcedor pontepretano com desejo de conhecer todos os números e meandros financeiros do seu time do coração ficou contrariado com a divulgação do ranking de transparência financeira apresentada pelo portal Globo Esporte.com e que coloca a Ponte Preta na 26ª colocação no ranking. Foram pesquisados 60 times das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.
Se retirarmos os 12 gigantes do levantamento a Macaca fica perto do “Z-4 entre os times médios e pequenos. Entre os times neste nicho de mercado, a Macaca só está a frente Vila Nova, Operário, São Bento e Sport. O levantamento completo você confere aqui.
Quando você verifica que clubes como Paraná (em dramática situação financeira), Criciuma, Avai e Santa Cruz encontra-se em uma colocação melhor no quesito não há como fugir do velho clichê: crônica de um problema anunciado.
Todos os anos, os balanços financeiros são votados sob enorme controvérsia, debate e inconformidade. Nos últimos anos, conselheiros apresentaram requerimentos para esclarecimentos de transações ou de simples procedimentos e a explicação nunca contentou. A explicação aparece. Sempre. Mas o muxoxo é rotineiro.
Não, não é o caso de acusar A,B ou C. É a oportunidade de pedir um aprimoramento dos órgãos de controle e principalmente a maneira como as informações financeiras são transmitidas.
Um clube com alma popular precisa e deve abraçar o seu povo. E prestar contas. Descrever cada passo dado. Que o ranking sirva de alerta para a Ponte Preta. Antes que seja tarde demais.
(Elias Aredes Junior)
RANKING DE TRANSPARÊNCIA ENTRE OS TIMES MÉDIOS E PEQUENOS
- 1- Bahia
- 2- Fortaleza
- 3- Ceará
- 4- Criciuma
- 5-América Mineiro
- 6- Guarani
- 7-Avaí
- 8-Atlético-GO
- 9- Santa Cruz
- 10- Coritiba
- 11- Athletico-PR
- 12- Goiás
- 13-Paraná
- 14-Vitória
- 15-Ponte Preta
- 16-Volta Redonda
- 17-Vila Nova
- 18- Operário (PR)
- 19-São Bento
- 20- Sport
Fonte: Globo Esporte.com