Na reestreia do técnico Doriva, a Ponte Preta fez grande partida e venceu o Náutico por 3 a 0, no Moisés Lucarelli, pela partida de ida da quarta fase da Copa do Brasil. Com excelente apresentação no primeiro tempo, a Macaca mostrou bom futebol – bem diferente das atuações nas últimas partidas – e abriu vantagem no confronto. Os gols foram marcados por Orinho, Felipe Saraiva e Júnior Santos, estreante da noite.
O próximo compromisso da Alvinegra será sábado, 14, diante do Paysandu, às 21h, no Moisés Lucarelli, na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe pernambucana, por sua vez, volta a campo no domingo, 15, contra o Santa Cruz, às 19h, na Arena Pernambuco, quando entra em campo pela Série C. O confronto de volta na Copa do Brasil acontece na próxima quarta-feira, 18, às 21h45, na Arena Pernambuco.
O Timbu precisa vencer por três gols de diferença para, ao menos, levar a partida aos pênaltis. Para garantir a vaga na próxima fase, são necessários quatro gols de diferença. O tento fora de casa não é critério de desempate no mata-mata – o classificado para as oitavas de final fatura premiação de R$ 2,4 milhões.
PRIMEIRO TEMPO:
Após um início de partida sem grandes emoções, a Macaca abriu o placar em seu primeiro lance de perigo. Aos 15 minutos, Paulinho tabelou com Emerson e levantou a bola na área. A defesa do Timbu cortou. No rebote, o volante cruzou mais uma vez e Orinho abriu o placar no Majestoso.
Quatro minutos depois, o camisa 11 apareceu mais uma vez e arriscou para o gol, mas o goleiro Bruno fez boa defesa. No lance seguinte, a Alvinegra ampliou o marcador. Felipe Saraiva recebeu bom passe na área, driblou dois defensores do Náutico e arrematou para marcar um golaço no Moisés Lucarelli.
Após o segundo gol, a Macaca continuou fazendo grande partida e logo chegou ao terceiro. O estreante Júnior Santos ganhou jogada com Camacho e Camutanga, saiu cara a cara com Bruno e marcou seu primeiro gol com a camisa da Macaca.
Depois do gol, o Timbu assustou pela primeira vez em chute forte do meia Jobson e a bola passou perto da meta de Ivan. No lance seguinte, a Ponte respondeu com Paulinho, mas a finalização foi para fora. Na reta final da primeira etapa, o time de Pernambuco tentou esboçar uma reação, mas sem obter sucesso.
SEGUNDO TEMPO:
A segunda etapa começou em ritmo menos acelerado e as duas equipes tinham dificuldades para criar oportunidades. Aos 15 minutos, Fernandinho cobrou escanteio e Hygor cabeceou, mas a bola não levou perigo ao gol pontepretano.
Depois deste lance, a queda de rendimento de ambas as equipes foi nítida e o jogo ficou preso com muita marcação no meio-campo. Na reta final, Marciel cruzou bola na área e Aaron finalizou, mas a bola não foi em direção da meta de Bruno. Após isso, a Macaca administrou o resultado até o final.
FICHA TÉCNICA: PONTE PRETA 3 x 0 NÁUTICO
PONTE PRETA – Ivan; Emerson, Renan Fonseca, Reynaldo e Marciel; Nathan, Paulinho e Lucas Mineiro (Murilo); Felipe Saraiva (Aaron), Júnior Santos (Felippe Cardoso) e Orinho. Técnico: Doriva.
NÁUTICO – Bruno, Thiago Ennes, Camutanga, Camacho e Kevyn; Negretti, Jobson, Bryan e Gabriel Araújo (Fernandinho); Júnior Timbó (Hygor) e Odilávio (Tharcysio). Técnico: Roberto Fernandes.
Gols: Orinho, aos 15 min do 1T, Felipe Saraiva, aos 19 min do 1T e Júnior Santos, aos 26 min do 1T
Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Marciel (PON); Kevyn, Jobson e Fernandinho (NAU)
Cartão vermelho: Jobson (NAU)
Local: Estádio Moisés Lucarelli – Campinas/SP
Público total: 3.541
Renda: R$ 42.220,00
(crônica: Eduardo Martins/foto: Fábio Leoni – Ponte Press)