Sob chuva constante e gramado encharcado, o Guarani superou as adversidades físicas e conseguiu vencer o Londrina, pelo placar de 2 a 1, no Estádio do Café, na última rodada do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. Denner, de pênalti, e Rafael Longuine anotaram para os campineiros, enquanto Alisson Safira, de cabeça, descontou.
Com o resultado positivo, os comandados de Umberto Louzer chegam aos 29 pontos e ocupam, momentaneamente, a quarta colocação. O Tubarão, por sua vez, fica ainda mais pressionado por conta da aproximação à zona de rebaixamento, em 15º lugar com 21 pontos.
Os dois times voltam a campo no próximo final de semana. Os paranaenses enfrentam o lanterna Boa Esporte, na sexta-feira, 10, em Varginha, a partir das 20h30. No sábado, o Alviverde mede forças com o líder Fortaleza, no Brinco de Ouro da Princesa, às 16h30.
PRIMEIRO TEMPO:
O trabalho do técnico Umberto Louzer vai, gradativamente, ganhando a forma que deseja. A manutenção do time próximo ao do ideal fez que com o Guarani tomasse conta da primeira etapa e, ao contrário das rodadas anteriores, apresentasse compactação defensiva. Sem sustos, Oliveira sequer foi exigido e o time campineiro, bem distribuído em campo e com mobilidade no ataque, executou a estratégia proposta com perfeição.
O gol marcado por Denner, logo aos cinco minutos, de pênalti, deu tranquilidade para o restante do confronto e abriu ainda mais espaços para contra atacar. Mesmo com 63% da posse de bola, os comandados de Sérgio Guedes viram o Bugre demonstrar mais eficiência. No gramado encharcado, a alternativa foi arriscar chutes de longa distância. Willian Oliveira, Kevin e Denner, em arremate que beijou a trave, quase ampliaram a vantagem.
O goleiro Vagner, por sua vez, ainda fez linda defesa em chute de Ricardinho, na entrada da área. Bem posicionado sob perspectiva tática, Matheus Oliveira foi válvula de escape importante pelo lado direito. No geral, foram dez finalizações campineiras contra duas adversárias e a sensação de que poderia ter sido mais.
SEGUNDO TEMPO:
O período de intervalo, na prática, foi benéfico ao Londrina. Com Thiago Ribeiro acionado pela ponta direita, os mandantes passaram a atacar pelas laterais e não demorou muito para a nova estratégia surtir efeito. Aos 11 minutos, Dagoberto cobrou falta no segundo pau, Alisson Safira ganhou no alto e testou no canto direito de Oliveira, que até tocou na bola, mas dentro do gol.
Se no primeiro tempo o controle foi dos visitantes, no segundo o panorama se inverteu. No entanto, foi necessário um lançamento longo para pegar a zaga paranaense desprevenida e voltar à frente do placar. Pressionando, o Alviverde conseguiu sair da pressão e Kauê foi lançado por Éverton Alemão nas costas da marcação. O atacante fez o corte e serviu Rafael Longuine. O camisa 10 precisou de duas tentativas pare superar Vagner e fazer a festa no Estádio do Café.
Em vantagem no marcador, o Guarani passou a explorar ainda mais os contra golpes, mas não conseguiu ampliar. O LEC tentou pressionar na bola aérea, mas sem sucesso, mesmo com o goleiro Oliveira dando pequenos sustos.
FICHA TÉCNICA: LONDRINA 1 x 2 GUARANI
LONDRINA – Vagner; Lucas Ramon, Luizão, Lucas Costa e Victor Luiz; João Paulo, Diego Lorenzi (Moisés Gaúcho) e Dagoberto; Alisson Safira (Dudu), Paulão e Jô (Thiago Ribeiro). Técnico: Sérgio Soares.
GUARANI – Oliveira; Kevin, Philipe Maia, Éverton Alemão e Pará; Willian Oliveira e Ricardinho; Matheus Oliveira (Kauê), Rafael Longuine (Fabrício) e Denner (Felipe Rodrigues); Bruno Mendes. Técnico: Umberto Louzer.
Gols: Denner, aos 05 min do 1T, Alisson Safira, 11 min do 2T e Rafael Longuine, aos 20 min do 2T
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Cartões amarelos: Lucas Costa, Dagoberto, Luizão e Lucas Ramon (LON); Willian Oliveira, Éverton Alemão e Pará (GFC)
Local: Estádio do Café – Londrina/PR
Público pagante: 398
Renda: R$ 4.746,60
(crônica: Lucas Rossafa/foto: Londrina Esporte Clube)