A Ponte Preta já sabe quem será o seu segundo adversário na Conmebol Copa Sul-Americana de 2017. Em sorteio na noite desta quarta-feira, ficou definido que a Macaca enfrenta o Sol de América, do Paraguai. A decisão da vaga será em Assunção.
O sorteio foi realizado na Sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. A edição deste ano reuniu 44 equipes na fase preliminar e a Ponte eliminou o Gimnasia y Esgrima, da Argentina. Agora, os 22 classificados se unem aos dez clubes eliminados da fase de grupos da Libertadores, totalizando 32 equipes na segunda etapa. Em seguida, a competição é disputada no formato mata-mata até a decisão.
A Macaca esteve no pote 2 do sorteio com as 15 equipes classificadas na etapa inicial. O rival, no entanto, saiu do pote 1, onde estavam os 10 times oriundos da Libertadores e os seis de melhor campanha na primeira fase.
O regulamento oficial da Comnebol prevê a disputa da segunda fase entre os dias 27 de junho e 3 de agosto. O período compreende seis semanas do calendário. Três dessas semanas estão ocupadas por rodadas do Brasileirão: a Ponte tem duelos com Bahia, dia 12 de julho, Coritiba, dia 19, e Vitória, em 2 de agosto. Agora, com os compromissos, a Macaca terá apenas uma semana cheia para treinos. Em todas outras, vai jogar, em média, a cada três dias.
Em sua quarta participação consecutiva na Copa Sul-Americana, a Ponte Preta tenta repetir a campanha de 2013, quando eliminou equipes como Deportivo Pasto, Velez Sarsfield, São Paulo e disputou a final contra o argentino Lanus.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)