Você aposta em boa campanha da Ponte Preta na Série B do Brasileirão?

4
1.351 views

O vice-campeonato do Torneio do Interior e o desenvolvimento do trabalho do técnico Jorginho na Ponte Preta provocam uma discussão: até que ponto poderá chegar ir a Macaca na Série B do Brasileirão? Pode brigar pelo acesso? Ficará pelo meio do caminho?Por enquanto, apesar dos reforços, eu acredito que infelizmente, diante da mudança de fatos, a Macaca não sofrerá qualquer risco de rebaixamento, mas ficará longe do sonho do acesso.

Não há como ignorar o bom aproveitamento da equipe contra os integrantes da Série B e que apresentou o percentual de 61,1%. A equipe só não encarou o Botafogo. A estatística, no entanto, deve ser olhada com reserva ao verificarmos que nenhum integrante da Série B alcançou as quartas-de-final. Detalhe: o Red Bull ainda não tinha a fusão com o Bragantino.

Jorginho tem um retrospecto robusto, é verdade. Mas dá para dizer que a Macaca jogou um futebol de qualidade em todas as partidas, apesar dos esforços do treinador? Vou além:o elenco tem opções satisfatórias? Para ir direto ao assunto: se André Castro ou Hugo Cabral forem escalados em algum jogo, você terá plena confiança de que tudo dará certo?

Não sou louco de descartar o cenário do time com Alex Maranhão, Renato Kayser e Facundo no time titular? Lógico que ocorrerá crescimento de produção. Só que a Série B não se conquista com time e sim com elenco. Em 2014, Guto Ferreira contava com Adrianinho e Renato Cajá para alternar na titularidade do trabalho de armação. Elenco. Opções. Resultado: vice-campeonato.

E aí chegamos a uma outra pergunta: existem recursos suficientes para Macaca para que ela tenha 14, 15 ou 17 jogadores de confiança? Tenho dúvidas.

O cenário pode mudar? A equipe pode surpreender e ir para as cabeças? A resposta é sim para todas as perguntas. Por que ninguém é poste. Só não podemos lutar contra as evidências. E por enquanto não são positivas. Espero que mude.

(Elias Aredes Junior)