Desde que voltou à Série A do Campeonato Brasileiro em 2015, a Ponte Preta sofre com inconstâncias na lateral-esquerda. Enquanto apenas três jogadores foram utilizados na posição pelo lado direito, o número cresce significativamente no canto hoje ocupado por Danilo Barcelos. O jogador, emprestado pelo Galo, suportou bem as estreias dentro e fora de casa. No Majestoso, teve atuação fundamental na goleada por 4 a 0 contra o Coritiba, e não comprometeu na vitória por 2 a 1 diante do Atlético-PR, em Curitiba.
O que chama a atenção é que Danilo Barcelos é o 12º atleta da Ponte Preta a atuar na lateral desde 2015. Encontrar uma sequência no setor é o mais desafio da comissão técnica. Neste período vestiram a ‘camisa 6’ atletas que hoje estão na Série B ou C. Nomes como Rodrigo Biro, João Paulo, Gilson, Reinaldo, Breno Lopes, Fernandinho, João Lucas, Artur e Emerson, além dos improvisados Jeferson e Reynaldo. Só na atual temporada foram seis jogadores testados no setor.
O ano começou com Breno Lopes sendo a única opção para a posição na pré-temporada, mas antes dos jogos oficiais não agradou e o clube utilizou Jeferson nas primeiras partidas do Campeonato Paulista. Depois, confirmou a chegada de Artur, mas o atleta estreou na goleada sofrida contra o São Paulo por 5 a 2, no Morumbi, e acabou virando dúvida dentro do elenco. Sem ele, os garotos Reynaldo (zagueiro de origem) e Emerson ocuparam a ala do time até a reta final do Estadual. No Brasileirão, João Lucas foi o escolhido nas primeiras rodadas, mas foi substituído por Fernandinho, que também não agradou e forçou a equipe a buscar uma nova solução. A aposta da vez é Danilo Barcelos.
Aos 25 anos, Barcelos é um atleta com características ofensivas. No América chegou a atuar como camisa 10 no meio-campo. Também soma passagens por Francana, Sport e Atlético Mineiro. Seu vínculo com a Macaca vai até dezembro com a possibilidade de negociar uma permanência e contrato em definitivo com o time campineiro.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)