Um levantamento realizado pela ESPN no dia 18 de julho colocou o Guarani no topo da lista dos times mais disciplinados no mundo. A equipe apresenta média de apenas 1.14 cartão por partida disputada na Série B e ainda não teve nenhum jogador expulso. Mas, a disciplina precisará ser mantida com rigor para o duelo contra o Luverdense. São quatro atletas pendurados.
Isso porque o Bugre terá uma partida decisiva no sábado contra o Internacional, no Brinco de Ouro, no encerramento do primeiro turno da Série B. Genilson, Diego Jussani, Lenon e Evandro estão a um cartão para receberem a suspensão automática da CBF. A principal preocupação está na dupla de zaga. Willian Rocha e Ewerton Páscoa já estão no departamento médico e no banco só há a opção de Léo Rigo.
Revelado por Pintado em 2016, Rigo disputou quatro jogos na temporada passada, mas não entra em campo há mais de um ano. A falta de ritmo e experiência preocupam a comissão técnica em um embate contra um ataque rápido como o do clube gaúcho. Por isso, a ordem diante do Luverdense é de tomar cuidado e evitar reclamações com o árbitro.
Na última rodada, no revés contra o Londrina, o lateral Lenon tentou forçar um cartão amarelo em uma discussão com o goleiro da equipe paranaense, mas o árbitro optou por não puni-lo. No caso do jogador, Vadão teria a possibilidade de dois substitutos: Bruninho Souza e Kevin. Opções também não faltam em caso de suspensão de Evandro, mas Richarlyson seria o favorito a ficar com a vaga.
O Bugre tenta nesta terça-feira diante do Luverdense quebrar uma sequência negativa de quatro jogos sem vitória. A equipe não só perdeu a liderança para o América como viu a vantagem para o quinto colocado cair de cinco para apenas um ponto. Para o jogo de hoje, Vadão optou por poupar Fumagalli. Bruno Mendes também não viajou. A novidade será Auremir que cumpriu suspensão contra o Londrina.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento/foto: Gabriel Ferrari-GuaraniPress)