Rhayner: estrela reconhecida ou incompreendida na Ponte Preta?

0
1.888 views

Ao participar na última quarta-feira da edição da Central Esportiva, um detalhe chamou minha atenção: um ouvinte emitiu uma reclamação por Whatsapp sobre o fato deste singelo comentarista considerar o armador Rhayner o melhor jogador do atual elenco da Ponte Preta. Sua frase foi cortante e ácida: “Se ele for o melhor jogador do elenco estamos mal”. A frase em si parece despretensiosa, mas revela o desejo do torcedor pontepretano de viver um novo patamar no cenário do futebol brasileiro.

Seja no Náutico, Fluminense ou no Vitória, Rhayner nunca foi protagonista. Começou como um atacante de beirada, pronto para dar assistência aos avantes de referência. No Vitória (BA), sob o comando de Vagner Mancini ganhou a tarefa de ser um armador pelos lados, sempre para dar respaldo a Escudero. Um belo coadjuvante.

Eis que Rhayner desembarca em Campinas e subitamente é confrontado com a missão de assumir a responsabilidade de armar e conduzir um time em formação. Um quadro agravado pelo desempenho pífio de companheiros do porte de Taiberson, Clayson e até Wellington Paulista,mais habilitado a tomar cartões do que a jogar futebol e anotar gols, apesar da paciência da torcida da Macaca.

Como atua com força e velocidade e de maneira regular, Rhayner carregou o time da Macaca nas costas nesta reta inicial de Campeonato Paulista. Pior: seu desempenho, apesar de satisfatório, impede o torcedor pontepretano esquecer de que um dia a camisa 10 foi envergada recentemente por um jogador da categoria de Renato Cajá. E como o aluno que tira nota sete, mas costumeiramente é ofuscado pelo companheiro de classe que tira seguidas notas 10.

Sob o comando de Gallo, Rhayner poderá viver um instante de respiro. Como o esquema do treinador é focado no fortalecimento da defesa, outros jogadores talhados para o contra-ataque devem aparecer. Exemplo: Felipe Azevedo pelo lado e até Reinaldo no lado esquerdo podem servir de opção.

Mesmo assim, o meia pontepretano deve saber: ele cumpre sua parte, mas o sonho do torcedor pontepretano é contar com um atleta de futebol mais refinado para o Campeonato Brasileiro. E com Rhayner como um bom auxiliar na obtenção de vitórias. (análise feita por Elias Aredes Junior- Foto arquivo Ponte Press)