A temporada 2017 do Guarani está oficialmente encerrada. Eliminado na Série A2, garantido na Série B e com técnico definido para o próximo ano. E o destaque nos números foi Eliandro. O atacante, que se envolveu recentemente em caso de doping, terminou a temporada como artilheiro com nove gols marcados. Fumagalli, com oito, e Bruno Nazário, sete, completam o ranking dos goleadores.
Eliandro desfalcou o Guarani nos dois primeiros meses por conta de uma lesão no joelho, mas logo quando voltou ajudou o time na Série A2 com seis gols. O atacante já havia disputado a competição com a camisa do Batatais e também fez sucesso. A experiência dentro deste campeonato pesa a favor de uma extensão contratual, mas o atleta ainda não foi procurado pela diretoria.
Mesmo marcando os três primeiros gols do Guarani na Série B deste ano, Eliandro parou por aí e vive um jejum de sete meses sem balançar as redes. Além do declínio técnico, enfrentou um novo problema no joelho e foi pego no exame antidoping por uso de substâncias proibidas para emagrecer. Mesmo ausente por um longo período, não foi ultrapassado por ninguém na lista dos artilheiros da temporada.
Eliandro ainda aguarda a definição da data do julgamento, mas seus representantes confiam que a contraprova será suficiente para inocentá-lo e deixá-lo à disposição em 2018. O Guarani não comenta oficialmente o caso, porém garantiu respaldar o atleta durante o processo burocrático.
A situação do jogador será analisada na próxima semana, mas a palavra do novo técnico, Fernando Diniz, será fundamental em uma eventual proposta para renovar o contrato do atacante. Enquanto isso, Eliandro comemora, ao menos, a liderança entre os artilheiros bugrinos.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento/foto: GuaraniPress)