Após um primeiro tempo marcado pela instabilidade, a Ponte Preta embalou na etapa final e venceu a Francana por 3 a 1, em jogo realizado na tarde deste sábado, no Estádio José Lancha Filho, em Franca, e válido pelo Grupo 09 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O resultado assegurou a Macaca na próxima fase da competição, sendo que a liderança poderá ser ratificada na próxima terça-feira, caso a Macaca não perca para o Araxá.
O desempenho repete o que aconteceu no ano passado, quando a Alvinegra passou a fase seguinte. Mas não houve facilidades. Desde os minutos iniciais, o time campineiro precisou encontrar maneiras de utilizar a dupla formada por Heitor e Allan, encurralados pelo armador Marcelo, o lateral-direito Caio Geovane e Lucas Borges, ávidos para fazer triangulações e envolver o oponente. Apesar da boa atuação, a estratégia desestabilizou ao ponto de Allan cometer falta violenta aos 30 minutos, tomar o cartão amarelo e forçar o técnico Leandro Zago a colocar Xavier em seu lugar.
No segundo tempo, tudo mudou. A Macaca voltou mais agressiva, criativa e soube superar o péssimo estado do gramado. O fruto foi colhido aos 34 minutos, quando após tentar cortar um ataque pontepretano, o lateral-direito Caio Geovane colocou contra as próprias redes. Nem deu para comemorar. Três minutos depois, Lucas Borges foi derrubado dentro da área. Yago cobrou o pênalti e deixou tudo igual.
O imprevisto não fez a Ponte Preta tirar o pé e o placar foi recuperado aos 45. Na cobrança de escanteio de Juninho, o zagueiro Leonardo tentou interceptar e balançou as redes. A atuação foi coroada aos 48 minutos, com chute de fora da área de Regino.
(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)