Números e estatísticas do derbi das arquibancadas

14
1.624 views

Apesar de se encontrarem em divisões distintas, Ponte Preta e Guarani ainda travam um duelo nas arquibancadas. Levar mais gente ao estádio nos finais de semana é garantia de propagar a supremacia da Alvinegra ou reforçar a força de uma torcida que sobreviveu a uma série de rebaixamentos, como é o caso do Alviverde.

A reportagem do Só Dérbi fez um levantamento e mostra que esse confronto está longe de acabar. A cada rodada em que Ponte Preta e Guarani realizam confrontos no mesmo final de semana o “derbi as arquibancadas” pega fogo e produz argumentos para um lado ou outro.

Nesta pesquisa, houve uma exclusão natural dos jogos diante do Guaratinguetá e Macaé, ambos disputados com portões fechados. Também é preciso entender a conjuntura. A Macaca disputa a Série A do Brasileirão e conta com adversários mais atrativos enquanto o Alviverde disputa a Série C do Brasileirão. 

A partir dos registros na CBF em dois finais semanas as duas equipes atuaram em Campinas e por enquanto existe um empate.

No primeiro “encontro” nos dias 02 e 03 de julho, o Guarani atraiu 4041 pagantes para o confronto diante do Botafogo de Ribeirão. Pelo borderô registrado pela CBF, 110 torcedores do Botafogo de Ribeirão Preto estavam presentes na cabeceira do placar eletrônico enquanto que 3931 bugrinos estavam nas arquibancadas. No dia seguinte, 5551 torcedores estiveram no estádio Moisés Lucarelli para presenciar o jogo entre São Paulo e Ponte Preta. Como 549 são paulinos estiveram presentes, o borderô do jogo contabilizou 5002 pontepretanos.

Novo “encontro” das duas torcidas aconteceu no último final de semana. No sábado, 8529 espectadores estiveram no Majestoso para acompanhar o triunfo da Macaca sobre o Corinthians por 2 a 0. Na ocasião, os corinthianos totalizaram 2020 presentes enquanto que os pontepretanos, de acordo com os dados do boletim financeiro publicado pela CBF ficou em 6509 pagantes.

No dia seguinte, a torcida do Guarani deu o troco. A vitória sobre a Portuguesa foi presenciada por 7219 pagantes. Se no público total, em jogo válido pela Série C, o Guarani ficou atrás, a sua torcida registrou 7008 pessoas. Outros 211 torcedores eram da Portuguesa.

Se por enquanto o derbi das arquibancadas está equilibrado neste trecho do calendário, no número de sócios torcedores, a Ponte Preta tem vantagem nítida. De acordo com dados do site Futebol Melhor, a Ponte Preta está com 18745 sócios enquanto o Guarani está com 2185. Na média de público, de acordo a ultima atualização do site Globo Esporte.Com a Ponte Preta está com média de 4675 pagantes por jogo enquanto o Guarani está com 3125 torcedores por partida.

(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)