Uma jogada bem executada do atacante Roberto foi suficiente para a Ponte Preta vencer o Juventude por 1 a 0, em jogo realizado na noite desta sexta-feira e válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. Com 56 pontos ganhos, a Macaca depende agora de duas vitórias para retornar a divisão de elite do Brasileirão. O Juventude está rebaixado à terceirona.
O desafio seguinte será na terça-feira, contra o Coritiba, no estádio Moisés Lucarelli. Na oportunidade, a equipe não contará com Tiago Real, que recebeu o terceiro cartão amarelo.
Decepção é a palavra que definiu o primeiro tempo. O Juventude por demonstrar uma limitação técnica que justifica sua posição de rebaixado a terceirona nacional. A Macaca, pela incompetência de fazer contra-ataques que aproveitassem o potencial de André Luis e de Tiago Real. Tudo ficava restritos as bolas erguidas na área por Danilo Barcelos e bloqueadas pela zaga do time gaúcho.
Tanto que a única oportunidade surgiu quase por acaso aos 37min, em cruzamento de Danilo Barcelos e complementado de modo errado por Tiago Real.
Veio o segundo tempo e uma disposição diferente apareceu no Juventude. O goleiro Ivan precisava trabalhar de maneira mais contundente e o Juventude adiantava sua marcação com a meta de forçar o erro do oponente. Nada acontecia. E a Macaca não aproveitava porque não existia o toque de bola e o controle requisitados por quem precisava de buscar a vitória para sustentar as chances de acesso.
Pior: começou a abrir espaço ao Juventude, que agora tinha nos chutes de média e longa distância de esquerdinha um dos seus trunfos e que aos 21min buscou a linha de fundo pelo lado esquerdo e tocou para trás; Hugo Sanchez bateu fora. Dois minutos depois, foi a vez de Ruan disparar pela meia direita e rolar para o desperdício de Victor Rangel.
Aos 30 minutos, um brilho individual fez a diferença. Roberto arrancou pela meia esquerda, tocou para Victor Rangel, e recebeu de volta dentro da para bater para as redes, sacramentar a vitória e deixar a esperança do acesso mais viva do que nunca. (Elias Aredes Junior)
FICHA DO JOGO
JUVENTUDE
Douglas; Vidal, Wagner, Rafael Bonfim e Neuton(Esquerdinha); Diones (Felipe Lima), Lucas, Denner (Douglas) e Tony; Hugo e Pará. Técnico: Luis Carlos Winck
PONTE PRETA
Ivan, Ruan, Renan Fonseca, Reginaldo e Danilo Barcelos; Nathan, Paulinho (Victor Rangel), Lucas Mineiro e Tiago Real (André Castro); Júnior Santos (Roberto), André Luis. Técnico: Juninho (interino)
Gol: Roberto aos 30 minutos do segundo tempo
Público e Renda: não divulgado
Cartão Amarelo: Diones, Rafael Bonfim
Juiz: Rodrigo Batista Raposo
Local: Estádio Alfredo Jacconi, em Caxias do Sul