Brasil (RS) 3 x 1 Guarani: sobrou luta no gramado. Mas faltou pontaria e qualidade técnica

0
1.157 views

Apesar da luta e dedicação nos minutos finais, o Guarani perdeu do Brasil por 3 a 1, em jogo realizado na noite deste domingo no estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS) e válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado deixou o Alviverde com 40 pontos e cinco pontos distantes da zona de classificação. O desafio seguinte será na quarta-feira, contra o Confiança, no estádio Brinco de Ouro.

O Guarani entrou com mudanças. Por ser um jogador mais alto e acostumado a força física do oponente, Murilo Rangel ganhou a titularidade. Ao mesmo tempo, uma estratégia foi adotada para explorar as debilidades e a lentidão de Leandro Camilo e Diego Ivo: toques curtos, progressão nas jogadas ofensivas e tentativa de conclusão. Congestionar o meio-campo era outra estratégia com o deslocamento de Bidu no setor em vários trechos do jogo.

O Brasil, por sua vez, tinha seus trunfos. Felipe Albuquerque avançava com volúpia pelo lado direito enquanto que o centroavante Luiz Henrique tinha intensa movimentação, incentivado por Matheuzinho.

A expectativa é que o Alviverde errasse. Aconteceu aos 33min. Após o escanteio cobrado, o rebote ficou nas imediações da área e Luiz Henrique colocou nas redes. Dois minutos depois, o empate quase aconteceu: Bidu chega à linha de fundo e faz bonito cruzamento, Bruno Sávio sobe mais que todo mundo e desvia de cabeça. A bola pega na trave e, na sequência, Sousa tirou do rumo do gol.

A pressão era insana e o Guarani quase alcançou a igualdade aos 46min. Cristóvam foi mais esperto e dominou o rebote e fez tabela com Bruno Sávio e bateu cruzado,e provocou defensa de Rafael Martins.

Nem deu para sonhar com a reação. Logo a 01 minutos, Walber ficou mano a mano com o Luiz Henrique e derrubou o oponente dentro da área. Na cobrança de pênalti, Bruno Mathias ampliou o marcador.

O cenário não mudou. O camisa 9 do Xavante tinha liberdade para puxar o contra-ataque enquanto a defesa do anfitrião conseguia dominar o ímpeto bugrino.

Mas uma esperança foi acesa aos 26min. Bidu foi na linha de fundo e cruzou para a cabeçada de Bruno Sávio.

Não faltou luta para buscar e aos 42min, Eliel cruzou na área, a bola quicou e bateu no travessão.  Aos 50min, Bruno José puxou o contra-ataque e tocou por cima do goleiro Gabriel Mesquita e deu números finais à partida.

(Elias Aredes Junior-foto de Carlos Insaurriaga-Divulgação Brasil de Pelotas)