Cinco motivos para acreditar em boa atuação da Ponte Preta contra o Internacional (RS)

0
1.137 views

Estádio lotado, torcida na pressão e adversário com urgência de vitória. A Ponte Preta terá uma série de adversidades contra o Internacional, em jogo marcado para quinta-feira,  no estádio Beira Rio, em Porto Alegre. Mais de 50 mil colorados devem estar presentes e o retrospecto não é favorável a Macaca.  Em 29 jogos são 16 vitórias do Internacional, três triunfos da alvinegra e 10 empates.

Tais atributos fazem com que a crônica esportiva gaúcha e torcedores locais considerem o jogo como favas contas. Três pontos na sacola. Tudo é questão de perspectiva. Pelos números frios, é lógico que apesar  da péssima campanha do tricampeão brasileiro é óbvio que uma derrota pontepretana seria um acontecimento normal. Mas existem pontos para a Ponte Preta agarrar-se e sonhar com um final diferente. Vamos enumerar alguns trunfos da Macaca nesta batalha do Beira-Rio.

O fator William Pottker:  uma jogada ficou consagrada no Brasileirão. João Vitor faz o lançamento da zona intermediária e Pottker vence os zagueiros e balança as redes. Dos seus 12 gols no Brasileiro, cinco aconteceram no campo adversário e com este expediente. Não é tempo de jogar a toalha.

O frágil ataque colorado: O desempenho da Macaca como visitante é de decepcionar.  Em 17 jogos foram 10 pontos somados e aproveitamento de 19,61%. Ridiculo. A defesa da Macaca é um convite a taquicardia com 50 gols sofridos em 34 rodadas. Mas o que dizer do ataque do Internacional que anotou 32 gols e tem média abaixo de um gol por partida? Junte os nervos a flor da pele e verá que nunca a conjuntura esteve tão disponível para a Macaca.

Números que sugerem equilíbrio:  a retrospectiva é desfavorável a Ponte Preta. Fato. Em termos histórico e no recorte recente após as derrotas para São Paulo, Sport e Santos. O Internacional, por sua vez, empatou o Grenal e contra o Santa Cruz e perdeu do Palmeiras. Muito pouco. E no returno?  A Ponte Preta tem 18 pontos e o Internacional está com 16. Classificação das últimas 10 rodadas? Internacional tem 11 pontos, um a frente da Ponte Preta. Conclusão: a distância técnica e de performance não é tão discrepante.

Melhoria de desempenho: Com 45 pontos, conquistar um empate será suficiente para exterminar com o tênue risco de rebaixamento. Uma vitória abre caminho para embalar e lutar por um triunfo diante do Fluminense que daria a alvinegra a igualdade em relação a pontuação do ano passado, com 51 pontos. E ainda teria os jogos contra Botafogo e Coritiba para estabelecer um novo patamar.

Bom aproveitamento contra integrantes do Z-4: Deve-se lamentar o empate por 1 a 1 com América Mineiro no Majestoso. São dois pontos perdidos. Mas nos sete jogos disputados até agora contra os integrantes da zona do rebaixamento (Internacional, Figueirense, Santa Cruz e América Mineiro), a Macaca conquistou 15 dos 21 pontos disputados. Um aproveitamento de 71,42%. Se surpreender e calar o Beira-Rio, este índice sobe para 75%.

(Análise, texto e reportagem: Elias Aredes Junior)