Em suas entrevistas coletivas para a imprensa de Campinas o técnico Eduardo Baptista sempre coloca em discussão o conceito de que a campanha da Ponte Preta é muito boa. Especialmente se levar em consideração o péssimo desempenho no Paulistão, quando a Macaca ficou ameaçada de rebaixamento.
Neste Só Dérbi você conferiu reportagens e artigos que provocam uma reflexão sobre a defesa apaixonada detonada por diretoria e comissão técnica. Pois antes do jogo contra o Internacional (RS), no Estádio Beira Rio queremos colocar outros dados e estatísticas para provocar outra reflexão.
Antes de exposição dos dados, um esclarecimento: a Macaca tem possibilidade de alcançar os 57 se vencer os quatro jogos restantes. O que não invalida a analise dos números a seguir.
1- Nos confrontos contra os 10 primeiros colocados a Ponte Preta realizou 18 jogos e dos 54 pontos em disputa ganhou 20, um aproveitamento de 37,03%. Nos 39 pontos que disputou contra times da zona intermediária ou ávidos por fugirem do rebaixamento, a Macaca faturou 24 pontos. Ou seja, 64,10% dos pontos disputados.
2- Ao realizar um recorte, verificamos que dos 25 pontos, 15 foram conquistados contra os atuais integrantes da zona do rebaixamento: Internacional, Figueirense, Santa Cruz e América Mineiro. Contra estes quatro concorrentes, a Alvinegra até agora jogou 7 jogos e acumulou 15 pontos, com 71,42% de aproveitamento.
3- O Santa Cruz foi a única equipe da Série A derrotada pela Ponte Preta nos dois turnos.
4- Dos 11 gigantes participantes, a Ponte Preta venceu cinco: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Botafogo. Ainda tem jogos marcados contra Fluminense e Botafogo. Até o momento, o líder Palmeiras foi o único gigante que a Macaca não sentiu o gosto da derrota. No turno inicial, venceu por 2 a 1 em Campinas e empatou por 2 a 2 no Allianz Park.
5- Até agora, a Ponte Preta não somou ponto nenhum contra quatro times: Flamengo, Atlético Mineiro, Santos e Cruzeiro. Nos jogos em casa diante de Fluminense (derrota por 3 a 0 no turno inicial) e Coritiba (revés de 3 a 1 no fechamento do turno) a tentativa é evitar que a estatística fique encorpada.
Veja, compare e analise e tire suas conclusões para a pergunta feita no início do artigo: O que você me diz? A campanha da Ponte Preta é boa ou ruim? Existem mais quatro jogos para a Macaca construir a resposta definitiva.
(análise, texto e reportagem de Elias Aredes Junior- Foto de Fábio Leoni-Pontepress)