Pode se dizer que a campanha da Ponte Preta como visitante terminou de forma melancólica na Série A do Campeonato Brasileiro. No Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro, a Macaca empatou por 1 a 1 com o Botafogo, com gols de Sassá e William Pottker. O atacante Clayson foi expulso após “peitar” o árbitro Wilton Pereira Sampaio ainda no primeiro tempo.
A primeira etapa foi de poucas oportunidades para os dois times. A diferença do time de Campinas para a equipe carioca está nos bons valores individuais, mas a equipe da casa mantinha dificuldades para jogar coletivamente. Aos 16 minutos da primeira etapa, após cobrança de lateral, Rodrigo Lindoso tentou bater para o gol e com vários desvios na trajetória da bola Sassá aproveitou e abriu o placar: 1 a 0.
Após o gol, os times esfriaram e a Ponte não conseguiu alternativas para atacar. A única oportunidade perigosa foi na jogada individual com Clayson, que arrancou pela esquerda, fintou dois jogadores, mas errou o alvo na hora da finalização. O camisa 7 reclamou de toque de Victor Luís, que não foi marcado pelo árbitro, e após discutir com o juiz recebeu o cartão vermelho.
Na segunda etapa, mesmo com um jogador a menos, a postura dos visitantes foi mais agressiva. E a Macaca foi recompensada aos 20 minutos do segundo tempo com o gol de empate. Rhayner arrancou pela ponta direita, tentou o toque para Matheus Jesus que furou, mas viu William Pottker empatar o jogo no Luso-Brasileiro: 1 a 1.
Após o gol, a Ponte perdeu o fôlego para tentar a virada. O técnico Eduardo Baptista tirou William Pottker para colocar Fábio Ferreira e chamou o Botafogo para cima no final do jogo, mas o empate se manteve no placar até o apito do árbitro.
Com o resultado, a Macaca chegou aos 50 pontos na competição e manteve a 10ª colocação. A despedida da equipe na Série A de 2016 será diante do Coritiba, no próximo domingo, atuando no Moisés Lucarelli.
(Texto e reportagem: Júlio Nascimento/ Foto: Botafogo)
FICHA DO JOGO
Botafogo-RJ
Sidão; Emerson, Renan Fonseca, Diogo e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Dudu Cearense (Rodrigo Pimpão), Airton (Vinicius Tanque) e Camilo; Sassá e Neilton (Gervasio Núñez). Técnico: Jair Ventura
Ponte Preta-SP
Aranha; Nino Paraíba, Douglas Grolli (Jeferson), Antônio Carlos e Breno Lopes; João Vitor, Ravanelli (Zé Roberto) e Matheus Jesus; Rhayner, William Pottker (Fábio Ferreira) e Clayson. Técnico: Eduardo Baptista
Gols: Sassá aos 16 minutos do primeiro tempo; William Pottker aos 20 minutos do segundo tempo;
Renda: R$ 212.385,00
Público: 12.069
Cartões Amarelos: Douglas Grolli, Aranha, João Vitor e Rhayner (Ponte Preta); Dudu Cearense, Airton, Neilton, Camilo e Diogo Barbosa (Botafogo)
Cartão Vermelho: Clayson (Ponte Preta)
Juiz: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Local: Arena Botafogo, no Rio de Janeiro