Entrega, disciplina tática e superação foram os ingredientes presentes na vitória do Guarani sobre o Tombense por 2 a 1, em jogo realizado na manhã deste sábado no estádio Brinco de Ouro e válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado deixou o Alviverde campineiro com 26 pontos, mas por causa do confronto entre CSA e Operário, o time bugrino ainda continuará na zona de rebaixamento por mais uma rodada.
Podemos elogiar o oportunismo de Yuri e de Edson que fizeram os gols bugrinos. Foi a primeira partida em que o alviverde marcou dois gols na Série B. O quesito mais positivo dos 90 minutos no Brinco de Ouro foi a verificação de que o técnico Mozart tenta de todas as formas encontrar novas estratégias para tirar o Guarani do buraco.
Ao escalar Ivan Alvarino pelo lado, o objetivo não foi apenas a de fazer uma variação com uma linha de quatro zagueiros ou de três beques. A meta principal foi de qualificar o passe a partir do sistema defensiva e criar uma alternativa ofensiva pelo lado direito. Apesar do gol salvador, não foi ainda desta vez que Edson Carioca fez a diferença no setor ofensivo e de maneira constante.
Escalar Isaque também proporcionou uma compactação no meio-campo que possibilitou equilibrar as ações com o adversário. O plano deu certo? Não dá para cravar porque ainda o meia contratado junto ao gramado fez uma partida abaixo dos demais, principalmente no acerto de passe.
E pense: Mozart busca metodologias para fortalecer o meio-campo para viabilizar um mínimo de competitividade para a sequência da Série B, em que o Guarani vai disputar 36 pontos e precisa ganhar 19 para afugentar qualquer risco de rebaixamento.
Foi um risco. Ele montou um time para atender as demandas do presente e buscou viabilizou um mínimo de estrutura para o futuro. Deu certo. Que os bons ventos permaneçam e que a fuga do rebaixamento vire uma realidade.
(Elias Aredes Junior-Foto de Thomaz Marostegan-Guarani F.C)