Guarani: Mozart, mudança de técnico e busca de um novo padrão de expectativas

0
968 views

Em 2021, Allan All foi demitido do Guarani após o Campeonato Paulista. No ano seguinte, o Guarani não teve paciência com Daniel Paulista e o empate com o Náutico na Série B decretou a sua saída. Neste ano, a equipe não agradou em nenhuma rodada e Mozart perdeu o emprego após a derrota para a Ferroviária.

Você, torcedor bugrino, vai encontrar argumentos para justificar a saída de todos. Vai enumerar argumentos para esclarecer mais uma troca. Quero lhe fazer uma pergunta: você não cansa? Não está desgastado? É um filme repetido, cansativo. Não tem novidade.

Culpados? Dirigentes, é lógico. Contratam mal, escolhem pior ainda e não concedem a estrutura necessária. Do outro lado, o torcedor pede por vezes nomes estrelares, como o de Wanderley Luxemburgo. Ou qualquer outro nome que está á altura da história do Guarani.

Entendo o torcedor que está triste e decepcionado. Afinal, ele já viu seu time ser dirigido por Zé Duarte, Carlos Alberto Silva, Evaristo de Macedo, Nelsinho Baptista e outros figurões. Hoje, recebe respostas negativas de gente do segundo escalão. Chega a ser humilhante.

Quero propor outra reflexão: será que nós, cronistas esportivos, influencers, torcedores e outros personagens que acompanham a vida diária do Guarani não deveríamos aceitar que o Guarani caiu de padrão?

Hoje o Guarani é uma equipe cujo objetivo é a permanência. E só. Que a revolta do torcedor é consequência de seu inconformismo de que o time não atua no nível técnico que ele deseja, e que este cenário dificilmente vai voltar devido a nova configuração do futebol? Será que não dá para apostar em um trabalho de médio e longo prazo? Será que não existe uma necessidade de comportamento de quem está envolvido com a Comunidade Bugrina?

Na atual conjuntura, pode contratar quem for. Até o Guardiola. Ou o Klopp. Não há como triunfar neste clima de pressão, inconformismo e de luta para voltar a um passado que hoje está distante.

Pé no chão. Consciência das limitações. Compreensão dos limites. Ponderação. Este é o craque que precisa ser contratado.

(Elias Aredes Junior-foto de Thomaz Marostegan-Guarani F.C)