Guarani: existirá uma semana serena de preparação? Ou a soberba corre o risco de prevalecer?

0
1.366 views

Bastaram seis  minutos para o Guarani balançar as redes do Sampaio Côrrea e vencer o jogo por 2 a 0. O segundo tempo foi calcado na tensão e que só não foi pior graças ao poderio defensivo montado por Bruno Pivetti.

Só que o resultado em longo prazo dá motivo para o delírio: presença no grupo de classificação, quatro vitórias em seis jogos e um elenco com sinais de equilíbrio cuja marca principal é o centroavante Derek, que na prática, é o reserva de Bruno Mendes, lesionado. Sem contar a velocidade de Bruninho, o jogador que sonha todo treinador que atua no contra-ataque. Tudo certo? Nem tanto. Aliás, nada certo.

Sim, existe uma boa parte da torcida do Guarani que está com os pés no chão e que não se ilude com a boa campanha e sabe que isto não tem valor nenhum diante da semana de preparação para o principal clássico. A história deste jogo centenário está cheio de partidas em que de um lado existia uma constelação e do outro uma equipe limitada e o resultado eram jogos equilibrados e imprevisíveis.

O alerta é necessário porque não faltam motivos para uma soberba invada o ambiente do Brinco de Ouro. De um lado a pontuação demonstra o Guarani com 12 pontos e o rival com cinco. O Guarani anotou dez gols enquanto a Macaca fez quatro. Bruno Pivetti é aceito pelas arquibancadas enquanto Felipe Moreira sofre para conquistar a confiança da arquibancadas.

Isso não exime a comissão técnica sobre a necessidade de responder algumas perguntas. A principal: como preparar a equipe para o dérbi? Jogar no ataque ou ter alguma precaução? Não é uma questão simples. Se atender ao apelo do torcedor, Bruno Pivetti pode abrir espaço ao contra-ataque pontepretano, que é tudo que deseja Felipe Moreira.

Perceberam? Em semana de dérbi nem tudo que reluz é ouro. O favoritismo, ao invés de incrementar a confiança, pode virar uma armadilha capaz de gerar um estado de espírito capaz de surpreender o mais frio dos técnicos. É um campeonato dentro de outra competição.

Se os envolvidos no futebol do Guarani tiveram sabedoria para lidarem com tantas estas situações, o triunfo contra o Sampaio Correa pode ser a alavanca que faltava para a consagração definitiva. Caso queiram tratar o dérbi como um jogo qualquer pode apostar que o desastre é logo ali. E isso a torcida bugrina não deseja. De jeito nenhum.

(Elias Aredes Junior-Foto de Thomaz Marostegan-Guarani F.C)