Uma pesquisa publicada na tarde desta quarta-feira (31) no blog do Instituto Guimarães comprova que na cidade de Campinas o Corinthians está com 20,7% da preferência dos torcedores enquanto que a Ponte Preta está na vice-liderança com 12,1% dos torcedores campineiros enquanto o Guarani tem 6,3%. A pesquisa foi realizada no ano passado e a margem de erro é de quatro pontos.
O responsável pela pesquisa, João Luis Macieira Guimarães, afirmou que a grande surpresa é o avanço da Ponte Preta entre os torcedores de renda mais alta. De acordo com o levantamento, 27,9% dos torcedores da Macaca ganham acima de cinco salários mínimos. “Foi uma surpresa porque sempre existiu a imagem de que o time fosse do povão e verifica-se que o clube penetra em todas as faixas de renda”, afirmou o estatístico.
Outros dois dados que chamam a atenção. O primeiro é o contingente de pessoas sem envolvimento com qualquer time de futebol e que chega a 31,9%. É de se analisar, segundo João, o fato de que Ponte Preta e Guarani somados não alcançam o patamar do Corinthians (18,4% x 20,7%). “O Corinthians ganha em todas as faixas etárias e de renda. Explica-se isso porque o time ganha sempre e está presente em decisões e isso gera entusiasmo”, explicou João.
A pesquisa completa está divulgada no seguinte endereço que você pode acessar aqui.
A empresa, fundada em 1991 e anteriormente intitulada GPP pretende em médio prazo aprofundar na busca de dados sobre os time de futebol em Campinas. “Podemos averiguar quantas vezes esse torcedor vai ao estádio ou se ele prefere assistir pela televisão”, arrematou.
(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)