Na briga pela liderança da Série B, o Guarani utiliza a eficiência nos fundamentos como um dos seus trunfos para chegar aos gols do adversário e consequentemente obter os resultados. De acordo com levantamento do Só Dérbi, o time comandado por Vadão é um dos mais objetivos na competição. Empatado no número de pontos com o Juventude (22), o Bugre perde em gols marcados e sofridos, mas tem uma vitória a mais em relação ao clube gaúcho.
O Guarani lidera a lista de aproveitamento nas finalizações. 58% dos arremessos em direção ao gol adversário se converteram em gols. O Juventude é o quinto da lista. O time de Vadão também é um dos mais disciplinados na Série B: 89 faltas. Está distante do ABC, time que mais para o jogo com infrações (224). O Juventude está entre os mais faltosos com 198 faltas e a quarta posição na lista.
Segundo o Footstas, na comparação dos aproveitamentos de Guarani e Juventude nos fundamentos importantes, o Bugre vence em praticamente todos. E principalmente nos mais importantes. Cruzamentos, finalizações, passes certos, poucas faltas e desarmes certos. A objetividade é a principal arma de Vadão no duelo direto pela liderança no próximo sábado. O clube gaúcho tem o melhor ataque da competição, com 17 gols, e vai enfrentar a defesa bugrina que ainda sofre com a irregularidade e sofreu 10 tentos na competição.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)