O técnico Vadão comemorou o desfecho feliz nas negociações por Bruno Mendes. Após Horley Senna dar o braço a torcer e aceitar as condições contratuais do atacante de 22 anos, o clube conseguiu recolher as assinaturas necessárias e enviou o vínculo ao TMS (sistema de transferências) da Fifa antes do encerramento da janela de transferências. Mas, mesmo com a confirmação de Mendes, a comissão técnica pediu novas opções ofensivas.
O Guarani perdeu Eliandro e Rafael Silva para o departamento médico até agosto, além de ter negociado Samudio com o futebol turco. Restaram Caíque e Claudinho para o ataque, pois Rentería e Mendes devem entrar no BID apenas nos próximos dias e ainda necessitam de recondicionamento físico – principalmente no caso do colombiano que estava sem atuar há dois meses.
A diretoria vai ao mercado em busca de jogadores que resolvam para a Série B. Vadão revelou na entrevista coletiva da última quinta-feira que Bruno Mendes não era a primeira opção no mercado, mas reconhece a importância de repatriar o garoto que estava no time reserva do Vitória de Guimarães e não repetiu o mesmo sucesso que teve em Campinas nas outras equipes que passou.
O nome de Grafite circulou no Brinco de Ouro e o estafe do atleta de 38 anos abriu negociações com a cúpula bugrina. O Guarani aceitou pagar 50% ou 60% do primeiro salário pedido por Grafite. Então, o jogador pediu para que a equipe esperasse as negociações com o Internacional antes de realizar uma contraproposta. Como o clube gaúcho fechou com Leandro Damião, o ex-jogador do Atlético-PR pode ainda negociar com a equipe campineira, mas terá que reduzir a pedida para acertar.
A alternativa mais rentável ao Guarani é buscar jogadores em destaque na Série C. Rafael Grampola, ex-Bragantino e atualmente no Joinville, está no radar do clube desde a Série A2. Rápido, finalizador e presença de área. O jogador tem as características buscadas pela comissão técnica, mas o contrato bem amarrado com o time catarinense não deixa os dirigentes bugrinos otimistas. O mesmo ocorre com Leandrão, emprestado pelo Vasco ao Boavista. O atleta é desejo antigo do Alviverde.
Enquanto aguarda o fortalecimento do elenco, Vadão terá que improvisar contra o CRB neste sábado. O treinador ensaiou uma formação com Fumagalli sendo o ‘falso camisa 9’, como ocorreu em parte da Série C do ano passado e o atleta terminou como vice-artilheiro da competição. O Bugre tem 27 pontos e divide a liderança com Juventude e América-MG – tem uma vitória a mais, principal critério de desempate.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)