Sem fazer força e com uma atuação até burocrática em alguns momentos, a Ponte Preta venceu o Afogados por 2 a 0 e passou para a próxima fase da Copa do Brasil. Com esse resultado, a equipe está classificada para a próxima fase da competição nacional. Pela Série B, o desafio seguinte será sábado às 21 horas contra o Sampaio Côrrea, em São Luiz (MA)
Após abrir 3×0 no Majestoso, o jogo da volta foi seguro e relativamente tranquilo.
A diferença de temperatura entre as regiões do Brasil, o gramado alto do estádio Vianão e o jogo físico do adversário, foram fatores que deixaram a partida com pouca emoção, truncado e muito lento.
Diferente de outras partidas a Macaca não se impôs tecnicamente. Teve mais a bola, porém fez muito pouco com ela. A ideia – ao que parece – era se resguardar e segurar a diferença confortável conquistada no jogo de ida.
O jogo caminhava para o empate sem gols. Mas no final do 1º tempo a Macaca ampliou a vantagem. Depois de cobrança de escanteio e um perde-e-ganha na pequena área, Zé Roberto mandou para as redes do Afogados. 1×0 para Ponte aos 51 minutos.
O segundo tempo começou com o Afogados tentando pressionar a Ponte. Porém a falta de qualidade técnica não permitiu o time evoluir.
Já o time campineiro, manteve a estratégia de jogar segura, ou seja, sem correr riscos e sair “na boa”.
Em uma das poucas estocadas a Macaca chegou ao segundo. Falta na entrada da área. Lazaroni cobrou e marcou um belo gol.
Assim, a Ponte voltou a marcar um gol de falta depois de 1 ano. O último havia sido de Alex Maranhão.
Ainda deu tempo de criar, pelo menos, outras 3 oportunidades de ampliar que foram desperdiçadas com Zé Roberto, Zanocelo e Guilherme Pato.
A Ponte jogou o necessário para se garantir na próxima fase da Copa do Brasil e irá embolsar R$ 2 milhões e aguarda o próximo adversário via sorteio.
Merece destaque o acerto de João Brigatti colocar Vinicius Zanocelo em um jogo sem pressão e dar mais confiança ao bom jogador da base e ainda provoveu a estreia do atacante Guilherme Pato recém chagado do Internacional.
A Ponte Preta volta a campo já no próximo sábado quando enfrenta o Sampaio Correia pela Série B as 21h.
(André Gonçalves-Especial para o Só Dérbi- Foto de Claudio Gomes-Pontepress)