Torcedores de Guarani e Ponte Preta não desgrudam da calculadora nesta reta do Campeonato Brasileiro. O Bugre luta pela permanência na Série B enquanto a Macaca quer competir pelo quarto ano consecutivo na elite do futebol brasileiro.
A situação do Alviverde parece mais tranquila. Após a vitória contra o CRB por 2 a 1, no último sábado, o Bugre atingiu 43 pontos e precisará de uma vitória (ou três empates) nas três rodadas derradeiras da competição. De acordo com o matemático Tristão Garcia, a probabilidade de queda para a Série C é de 12%. O próximo compromisso do Guarani será amanhã, contra o Londrina, no Estádio do Café.
Já a Macaca empatou com o Coritiba, fora de casa, e chegou a 83% de chances de queda para a Série B. O time de Eduardo Baptista precisará de 11 dos últimos 12 pontos para escapar sem depender das outras equipes. O primeiro compromisso será diante do Atlético-PR, quarta-feira, no Majestoso. Além dos paranaenses, a Ponte enfrentará o Vitória em Campinas, além de visitar Fluminense e Vasco, no Rio.
DÉRBI PRÓXIMO DE ACONTECER
A temporada 2011 foi a última em que Guarani e Ponte Preta estiveram na mesma divisão do Brasileirão. A dupla, alias, jogou a Série B. Mas enquanto a Macaca obteve o acesso no 3º lugar, o Bugre teve que se contentar com mais uma ano na divisão ao terminar em 12º. Nos pontos corridos, os rivais dividiram a mesma divisão em quatro oportunidades (2003, 2004, 2009 e 2011).
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)