A atual minimeta preocupa a torcida do Guarani. Empates contra Ceará e América Mineiro e uma vitória apertada contra o Goiás demonstram que as dificuldades continuarão diante do CRB, sábado, às 19h, no estádio Rei Pelé, em Maceió, além do duelo contra o Londrina e Luverdense e posteriormente o encerramento do turno diante do Internacional.
Segundo informações do portal Globo Esporte.com, o aproveitamento do Alviverde contra os 10 primeiros colocados encontra-se em 27%, mas o passado demonstra que a campanha desequilibrada pode ser recompensada.
Levantamento feito pelo Só Dérbi comprova que na Série B de 2009, sob o comando do técnico Oswaldo Alvarez, o Guarani somou 27 dos 69 pontos contra os ponteiros, o que dá 31,88% do total. Se levarmos em conta que contra os 10 primeiros colocados o Guarani disputou 54 pontos e ganhou 27, o que dá 50% de aproveitamento.
Na ocasião, o Guarani não somou um ponto sequer contra Atlético-GO, Portuguesa e Paraná e somou um ponto nos 180 minutos disputados contra o Vasco.
Ou seja, a história mostra que o momento não é de desespero e sim de retomar a produtividade.
(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)