O torcedor pontepretano tem algumas certezas construídas após a disputa de 30 rodadas da Série B do Campeonato Brasileira. A primeira é a de que o time pontepretano entra em campo e honra a camisa. Não deixa pedra sobre pedra e honra o manto sagrado.
Posteriormente, as arquibancadas sabem que o time está entregue em boas mãos.
Como você viu durante a entrevista realizada neste Brasil Esporte Clube (confira aqui), Hélio dos Anjos tem ideias claras daquilo que quer e deseja para o futebol.
Hoje a Macaca tem um jeito e uma maneira de jogar.
Conceitos claros de marcação, movimentação e de posicionamento na bola parada. Em um futebol marcado pela intensa mudança de treinadores, saber que o time tem uma fórmula definida e treinada é um grande feito. Comprova o protagonismo do trabalho de campo. Algo que pode ser utilissimo na próxima sexta feira, contra o Londrina, fora de casa.
Se existem tantos pontos positivos, o que falta? Simples: que o desempenho dentro de casa se transfira para casa do adversário.Que jogue, produza e vença o Londrina.
Pode ressuscitar o sonho do acesso? Nem é disso que estamos falando e sim de convicção de que o caminho traçado é o ideal. Não somente para a Série B deste como também para a Série A-2 e a competição nacional de 2023.
Futebol é planejamento. Continuidade. Mas também é confiança. Os três requisitos já estão presentes nos jogos no Moisés Lucarelli. Agora esse cenario precisa virar realidade na casa dos adversários.
Afinal de contas, o futebol é estreito na Serie A-2. Somente dois serão promovidos. A campanha precisa ser quase perfeita. E a excelência precisa ser construida desde já. Para que o sorriso fique estampado e escancarado em 2023.
(Elias Aredes Junior com foto de Diego Almeida-Pontepress)