Confusão tática no primeiro tempo, ineficiência nas conclusões e pênaltis perdidos no segundo tempo foram os ingredientes da derrota do Guarani para a Chapecoense por 2 a 0, em jogo realizado na noite desta segunda-feira na Arena Condá e válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado deixou o Alviverde com apenas três pontos e na 16ª colocação. O próximo desafio será na sexta-feira, contra o Náutico, no estádio Brinco de Ouro.
Confusão é uma palavra adequada para definir o Guarani no primeiro tempo. O técnico Thiago apostou em um esquema tático com três zagueiros e três atacantes, além de promover o retorno de Igor Henrique ao meio campo. Sem treinamento adequado, a estratégia revelou-se um desastre. A equipe não conseguia sair a partir do campo do defesa e com uma marcação sob pressão, a equipe catarinense retomava a posse de bola e já saia em velocidade no rumo do gol.
E o Guarani? Errava passes em profusão, não articulava um ataque sequer e Lucas Crispim não se encontrava em campo.
Neste cenário ruim, não demorou para a Chape construir a sua vantagem. Aos 39min, Alan Ruschel cobrou escanteio, Luiz Otávio dividiu com a zaga do Guarani, e a bola sobrou para Aylon bater para as redes. Cinco minutos depois, após boa trama, Anselmo Ramon encheu o pé de fora da área e fez o segundo.
Veio o segundo tempo e tudo mudou. Bidu entrou no lugar de Walber enquanto que Pablo cedeu seu lugar para Cristóvam. Mas o que é ruim pode piorar. Aos 06min, Igor Henrique empurrou o adversário e foi expulso por ter tomado o segundo cartão amarelo.
Na base da luta e dedicação, o Guarani buscou diminuir. Aos 22min, a chance de ouro: Waguininho foi derrubado dentro da área. Na cobrança da penalidade, Junior Todinho viu a defesa do goleiro João Ricardo e o rebote desperdiçado por Bidu.
E o Alviverde não pode reclamar da sorte. Aos 39min, Deivid foi puxado dentro da área por Luiz Otávio. Na cobrança, Giovanny colocou a bola na trave e viu Bidu desperdiçar novamente o rebote. Restou lamentar a derrota e os pênaltis perdidos.
O Guarani jogou com: Rafael Pin;Pablo (Cristovam), Romércio, Didi e Wálber (Bidu); Deivid, Igor Henrique e Lucas Crispim; Waguininho (Bruno Sávio), Rafael Costa (Eduardo Person) e Júnior Todinho (Giovanny)