Uma atuação deficiente e decepcionante em todos os setores serviu de pano de fundo para a goleada sofrida pelo Guarani por 4 a 0 em jogo realizado neste terça-feira no Estádio Brinco de Ouro e válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. Com 33 pontos, a recuperação será buscada na próxima terça-feira, contra o Paysandu, na casa do adversário. Na oportunidade, o time não terá Lenon e Richarlyson, suspensos.
Tipico dia que deu tudo errado para o Guarani. Começou por irrigar em excesso o gramado. Um sermão feito pelo técnico Marcelo Cabo durante o aquecimento refletiu-se quando a bola rolou. Um time tenso, afobado, com erros de passes e que enfrentava um adversário entrosado e bem treinado.
Que armou uma armadilha simplória: Alemão e Renatinho em cima do lateral-direito Lenon. Efeito imediato. Aos 07min, Léo Rigo cai sozinho na área, bate nas costas de Betinho e Alemão dispara para a defesa de Vagner; no rebote, João Pedro não teve trabalho para abrir o placar.
O time paranista administrava o quadro com tranquilidade e o segundo gol surgiu com naturalidade aos 12min, quando Betinho errou passe e a bola ficou nos pés de Alemão, derrubado dentro da área. Na cobrança da penalidade, Renatinho bateu e ampliou.
Lampejo? Só aos 25min, quando Eliandro chutou e o goleiro Richard defendeu.
Como o Guarani não reagia, o Paraná tratou de fazer o terceiro gol aos 38min. Após cruzamento, Renatinho dominou, cruzou e Maidana meteu de cabeça e balançou as redes.
O segundo não trouxe boas noticias. Pelo contrário. Um domínio estéril bugrino abriu chance para o Paraná fazer aquilo que sabe fazer: o contra-ataque. Aos 06min, Renatinho dominou e lançou em profundidade para Cristóvam, esperto no domínio e no chute; na ânsia de tirar, Léo Rigo fez contra.
Perdido, limitado e sem rumo, o Guarani tinha alguns fiapos de esperança por iniciativa particular, como aos 25min em chute de Denner e defendido por Richard.
Poderia ser pior. Aos 30min, Robson recebeu a bola, dominou tocou para o gol e Vagner surgiu para evitar o quinto gol. O que não deu para evitar foram as vaias depois do vexame. (crônica de autoria de Elias Aredes Junior)
FICHA DO JOGO
Guarani
Vagner, Lenon, Páscoa, Léo Rigo e Richarlyson (Salomão); Evandro e Betinho (Eliandro); Bruno Nazário, Fumagalli e Rafael Silva (Denner); Gabriel Leite. Tecnico: Marcelo Cabo
PARANÁ
Richard; Cristovam, Brock, Maidana, Igor; Leandro Vilela (Luiz Otávio), Vinícius Kiss, Renatinho (Zezinho) e João Pedro; Vitor Feijão (Robson)e Alemão. Técnico: Matheus Rocha
Gols: João Pedro aos 07min, Renatinho aos 12min e Maidana aos 38min;Léo Rigo (contra) aos 06min do segundo tempo.
Renda: R$ 37.482
Público: 2800
Cartões Amarelos: Richarlyson, Rafael Silva, Bruno Nazário, Léo Rigo
Juiz:Bruno Arleu Araújo
Local: Estádio Brinco de Ouro, em Campinas