Com raça, dedicação e disciplina tática a Ponte Preta arrancou um empate por 1 a 1 com o Atlético Mineiro, em jogo realizado nesta quarta feira e válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Com esse resultado, a Macaca poderá empatar sem gols na decisão do dia 21 de setembro que mesmo assim estará classificado. Agora, as atenções estão voltados ao Campeonato Brasileiro, em que o desafio será contra o Corinthians, sábado, no Majestoso.
A marcação na zona intermediária e a saída rápida ao contra-ataque foi o trunfo adotado pela Ponte Preta para dar resultado. O ímpeto conhecido do Galo Mineiro desapareceu e as ameaças só aconteciam em erros individuais dos jogadores pontepretanos. Aos 05min, Rhayner errou, Nino Paraíba deu um passe errado e Otero deixou nos pés de Carlos, que quase marcou. Três minutos depois, foi a vez da zaga ser envolvida em uma troca de passes e Otero desferir um chute agarrado por Aranha.
A bola parada continuou sendo um perigo efetivo e aos 22 min, o levantamento foi efetuado e Ronaldo ficou em boas condições de marcar e perdeu.
Ao perceber as falhas de marcação do lateral-direito Marcos Rocha e da própria zaga mineira, a Macaca começou a ousar e chegou ao seu gol aos 37min. Clayson chuta errado, os beques vacilam e Roger fica livre para inaugurar o marcador.
Ainda teve espaço para criar outra oportunidade aos 44min, em lançamento de Rhayner nos pés de Maycon, infeliz na conclusão. “Fazer um gol fora de casa na Copa do Brasil é sempre importante, mas ainda não acabou. Temos que manter essa pegada e, depois, se terminar assim, com certeza será um grande resultado”, comemorou o centroavante Roger no intervalo.
Já debilitado pela saída de Marcos Rocha por lesão e a entrada de Cárlos César, o segundo tempo começou com a saída de Otero e a entrada de Maicosuel.
Apesar das alterações, o panorama não mudou no segundo tempo, com a defesa pontepretana bem posicionada e os contra-ataques aconteciam com naturalidade, mas as jogadas individuais prevaleciam no Galo mineiro, que quase inaugurou o placar aos 08min, em chute de Carlos, cuja bola desviou e bateu na trave antes de chegar nas mãos de Aranha.
E foi pelo talento individual que o Atlético Mineiro empatou aos 19min, em tabela entre Maicosuel e Robinho, impiedoso na conclusão: 1 a 1.
A lesão no tornozelo de Rafael Carioca abriu espaço para o dominio pontepretano. Mas a decisão foi de segurar o resultado e decidir tudo no dia 21 de setembro.
FICHA DO JOGO
Atlético Mineiro
Uilson; Marcos Rocha (Carlos César), Leonardo Silva, Ronaldo e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca e Robinho; Carlos (Clayton), Otero (Maicosuel) e Lucas Pratto. Técnico: Marcelo Oliveira
Ponte Preta
Aranha; Nino Paraíba, Douglas Grolli, Fábio Ferreira e Reinaldo; João Vitor, Thiago Galhardo e Maycon (Abuda); Clayson, Rhayner e Roger. Técnico: Eduardo Baptista
Gols: Roger aos 37min do primeiro tempo; Robinho aos 19min do segundo tempo.
Renda: R$ 413.910
Público: 15.493
Cartões Amarelos: Thiago Galhardo, Maycon, João Vitor, Reinaldo, Grolli, Lucas Pratto
Cartões Vermelhos: Douglas Grolli
Juiz: Anderson Daronco
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte