A Série B já chegou na reta final e os matemáticos começam a aparecer no noticiário. Faltando cinco rodadas para o término da competição, os clubes vão mostrando se lutarão por acesso, ficarão no meio da tabela ou estão namorando com a terrível zona do rebaixamento.
Quem está colocado no Z4, livre graças ao número de vitórias, é o Guarani. De acordo com o matemático Tristão Garcia, o clube do Brinco de Ouro tem 30% de chances de cair para a Série C um ano após conseguir o acesso.
O Guarani está na 15ª colocação com 39 pontos – a mesma pontuação de Brasil de Pelotas (14º), CRB (16º) e Luverdense (17º) -, mas não está na zona de rebaixamento graças ao número de vitórias. O Bugre precisa de duas vitórias nos últimos cinco jogos e ainda enfrentará Ceará, CRB, Londrina, Luverdense e Internacional.
A situação é mais dramática para outros três times na Série B. Lanterna da competição, o ABC tem 99% de chance de disputar a terceira divisão em 2018. O Santa Cruz tem 98% de possibilidade e o Náutico tem 95%. Dos times que estão com 39 pontos, Luverdense tem 22% de chances de queda, CRB está com 19% e o Brasil de Pelotas com 14%.
Na próxima rodada, o Guarani enfrentará a equipe do Ceará, na Arena Castelão, na terça-feira. Concorrentes, o Luverdense enfrenta o líder Internacional, o CRB recebe o Juventude e o Brasil de Pelotas enfrenta o Paraná.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento/foto: GuaraniPress)