No primeiro jogo após a demissão do técnico Felipe Moreira, a Ponte Preta reencontrou o caminho da vitória. Neste domingo, a Macaca venceu o Ituano por 1 a 0, sob comando do interino João Brigatti, em partida pela 7ª rodada da Série A1 do Campeonato Paulista. O gol foi marcado por Lucca.
Com o resultado, o time chegou aos 14 pontos e assumiu a liderança do Grupo D – ultrapassou o Mirassol, com 13. O próximo compromisso da Ponte Preta será diante do Corinthians, no próximo domingo, em Campinas. A diretoria espera definir o novo técnico até o meio de semana para que o mesmo possa estrear já no próximo final de semana.
O primeiro tempo começou nos 220 volts, mas terminou em 110. A Ponte Preta, comandada interinamente por João Brigatti, contava novamente com um armador na presença de Ravanelli no meio-campo, mas sentiu a falta de Fernando Bob saída de bola com Naldo, que tinha dificuldades na distribuição.
As duas primeiras chances pertenceram ao time da Ponte. Aos 7 minutos, Lucca bateu forte da intermediaria e exigiu a primeira boa defesa do goleiro Fábio, que voltou a trabalhar três minutos depois em finalização de William Pottker.
Apesar da crescente da Macaca, o time foi diminuindo o ritmo e dando chances ao Ituano. Guly e Morato testaram Aranha de longe e não venceram o goleiro pontepretano. Claudinho foi quem levou mais perigo, aos 20 minutos, com a finalização na entrada da grande área que exigiu boa defesa do arqueiro alvinegro.
A primeira etapa terminou com um nível técnico questionável. O único momento de explosão foi o gol anulado de Clayson aos 40 minutos.
O time de João Brigatti teve uma grande chance logo no início do segundo tempo. Aos 2 minutos da etapa final, Clayson encontrou Nino Paraíba livre na ponta direita da grande área. O lateral bateu cruzado e a bola passou rente a trave. Depois, foi a vez de Nena assustar. O centroavante recebeu cruzamento de Neri e parou na grande defesa de Aranha.
A sorte parecia mudar para a Ponte Preta quando Morato foi expulso aos 5 minutos. O meia entrou de forma violenta em Jeferson e foi injetado pelo árbitro José Claudio Rocha. Pensando na vantagem numérica, João Brigatti promoveu a estreia de Matheus Cassini, que substituiu Clayson.
O time passou a atacar, mas ainda com dificuldade na construção de jogadas ofensivas. A recompensa veio aos 40 minutos no cruzamento de Nino Paraíba, que encontrou Lucca na marca do pênalti. O camisa 11 atacou a bola e empurrou pro fundo do gol do Ituano, decretando a vitória sofrida da Macaca.
(Texto e reportagem: Júlio Nascimento)
FICHA TÉCNICA
ITUANO – Fábio; Arnaldo, Naylhor, Lima e Peri; Guly, Walfrido, Morato, Romarinho (Igor) e Claudinho (Bassani); Nena (Lucas Crispim). Técnico: Pugliesi
PONTE PRETA – Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Yago e Artur (Jeferson); Naldo, Matheus Jesus e Ravanelli (Lins); Clayson (Cassini), Lucca e William Pottker. Técnico: João Brigatti
Gol: Lucca aos 40 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Naldo, Clayson, Pottker e Ravanelli (Ponte Preta); Peri e Naylhor (Ituano)
Cartão vermelho: Morato (Ituano)
Público: 1.347
Renda: R$ 33.930,00
Árbitro: José Claudio Rocha
Estádio: Novelli Junior, em Itu